Mostra reúne trabalhos de renomados fotógrafos brasileiros e estrangeiros
Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves
No último sábado, dia 23 de março de 2024, foi inaugurada a exposição “Olhares Modernos: Festa e fotografia em Ouro Preto”, na Casa dos Contos. Foram apresentadas imagens pouco conhecidas da celebração da Semana Santa na cidade, contando com os olhares dos fotógrafos Jean Manzon, Marcel Gautherot, Walter Firmo, Otto Stupakoff, Alice Brill, e do ouropretano Luiz Fontana.
Recorrendo a imagens da Semana Santa de 1924 a 2024, a exposição visa apresentar o processo de institucionalização e transformação do festejo em Ouro Preto. O tema foi proposto pelo curador responsável pela pesquisa de fotografia e cinema, Prof. Dr. Edilson Pereira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que atuou junto à historiadora local Maria Agripina Neves.
Edilson expressa sua gratidão pela participação de todos os envolvidos. “Minha parceria intelectual com a Maria Agripina Neves já dura mais de uma década. Essa parceria tomou a forma de uma ideia, de um projeto, e ela se mostra hoje nesse trabalho, que desenvolvemos a muitas mãos. Espero que gostem”, diz.
A concepção do circuito expositivo e do projeto expográfico foi apresentada pela Prof.ª Dr.ᵃ Priscilla Arigoni Coelho, curadora da Equipe de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Houve também atuação de 3 Museólogos e 13 alunos do Curso de Museologia. Todos ressaltam que o resultado é fruto de uma ação colaborativa.
Priscilla destaca que a exposição envolve uma grande trama não só de pesquisa, mas também da articulação de outros pesquisadores, de narrativas orais, da documentação material, da relação de sentido e da relação afetiva, revisitando diversas questões sensoriais.
A professora explica que a exibição contempla duas salas. “A primeira, a principal, tem dois grandes módulos. O primeiro complementa o processo de transformação e institucionalização da festa, vocês vão reparar que as cores selecionadas são cores tradicionais dos tapetes de Ouro Preto”, clarifica.
“Para o segundo módulo, localizamos documentações inéditas da Semana Santa de Ouro Preto: convites de programação desde 1918 até 1992. Eles não estavam catalogados, foram registrados para essa exposição, e tivemos o cuidado de escolher exemplares que dessem luz a cada década”, conta Priscilla. “Ao final, temos um espaço pensado no sentido de dar continuidade à festa ao longo dos anos, independente de suas transformações e novas articulações”, conclui.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Presente na abertura, o prefeito de Ouro Preto, Sr. Angelo Oswaldo, ressalta um fato especial da Semana Santa de 2024: o centenário da visita dos modernistas de São Paulo. “Durante esse conjunto de atividades culturais, estamos reencontrando aqueles viajantes, no sentido de uma grande reflexão sobre a cultura brasileira e nossas raízes, para a projeção do nosso futuro”, afirma.
O diretor da Casa dos Contos, Sr. Leonardo Lopes, agradece pela oportunidade de oferecer o espaço do museu para um trabalho tão elaborado. “Essa exposição apresenta uma temática muito querida para a comunidade, ela traz uma das festas mais tradicionais da cidade. É uma honra ter sido escolhido para essa proposta, que foi fruto de uma articulação muito grande”, declara.
A exposição faz parte da programação oficial das festividades da Semana Santa em Ouro Preto, e ficará no Museu Casa dos Contos até dia 19 de maio.