Mariana tem o pior IDEB da região

    IDEB significa Ìndice de Desenvolvimento da Educação Básica, e é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática e no fluxo escolar (taxa de aprovação).

    Itabirito foi o município da região mais bem avaliado. A Secretaria de Educação de Itabirito informou que: “Os resultados vão ao encontro das ações em educação desenvolvidas para o alcance das metas estabelecidas pela Secretaria de Educação, como investimento na área pedagógica e nas estruturas das unidades municipais de ensino”.

    Mariana no último IDEB registrado, em 2021, teve a pior nota da região, mas Tempo Integral pode melhorar a educação.

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), Itabirito registrou os melhores resultados da região no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com nota de 6,2 nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal, e 5,6 nos anos finais. Mariana, entre os municípios que tiveram registro, detém o pior índice, com 5,6 nos anos iniciais e 4,9 nos anos finais. Os dados são de 2021, ano do último levantamento realizado.

    Outros municípios da região atingiram resultados superiores aos de Mariana. Ouro Branco registrou as notas 6,1 (anos iniciais) e 5,3 (anos finais), Santa Bárbara registrou 6 (anos iniciais) e 5,5 (anos finais), e Ponte Nova, com 5,9 (anos iniciais) e 5,2 (anos finais). Ouro Preto, Catas Altas, Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Barra Longa e Conselheiro Lafaiete não tiveram um número de alunos suficiente para ter os resultados publicados em 2021.

    Os dados são publicados a cada dois anos, os resultados de 2023 devem ser publicados no final deste ano. Veja a tabela abaixo:

    Em nota, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Educação, informa que considera a evolução do Ideb do município satisfatória. “Os resultados vão ao encontro das ações em Educação desenvolvidas para o alcance das metas estabelecidas pela Secretaria de Educação, como investimento na área pedagógica e nas estruturas das unidades municipais de ensino”.

    A Secretaria de Educação também destaca as ações desenvolvidas, incluindo projetos que visam a melhoria média do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Ideb. Ressalta também o uso eficaz do material pedagógico adquirido, monitoramento do processo pedagógico para alcance de metas, comprometimento dos profissionais com as propostas apresentadas e parceria com as famílias dos estudantes.

    Apesar do índice inferior ao de outras cidades, ao olhar para o Ideb de toda a rede pública (Municipal e Estadual), Mariana apresentou indicadores na meta projetada pelo MEC em todos os anos em que o estudo foi realizado, exceto 2021. Confira os resultados abaixo:

    A Secretaria de Educação de Mariana explica que em 2021, a meta de 6,0 não foi alcançada, mas que se deve considerar, que nos anos de 2020 e 2021 o município, assim como todo o país, vivenciou a pandemia da COVID e nosso município retornou às aulas presencialmente no fim do 2º semestre de 2021. Sem a obrigatoriedade da frequência dos alunos, já que não havia vacina disponível. A defasagem de aprendizagem no período também foi grande, já que as aulas eram ministradas online.

              Para enfrentar esse cenário, a Secretaria de Educação de Mariana informa que tem implementado diversas iniciativas, como monitoramento contínuo do ensino e aprendizagem, revisão curricular baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e participação em avaliações externas, ao nível Estadual e Federal. Além disso, o município aderiu ao Programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, visando à formação continuada dos profissionais da educação.

    Uma das estratégias apontada pela Secretaria que podem melhorar o Ideb em Mariana é a adoção do Programa de Tempo Integral. Retomado em março no município, o programa oferece oficinas com foco na ampliação da aprendizagem, desenvolvimento intelectual, social, emocional, físico e cultural. “Todo recurso pedagógico vinculado ao Tempo Integral colabora com o ensino e aprendizagem aos alunos, principalmente na potencialização das habilidades”.

    O que é o Ideb?

    O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos: a soma de português e matemática, dividido por dois, multiplicado pela taxa de aprovação: resultando na nota do IDEB, que varia de 0 até 10 e quanto maior, melhor. O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Saeb) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).

    Se você quiser receber nossas notícias através do whatsapp clique aqui.

    SAL : serviço de atendimento ao leitor: oespeto@gmail.com ou 31-98844-8976