Professor Eduardo Campos palestra na IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura

    Com o tema “Afromineiridades – Raízes”, o professor falou sobre a importância da preservação da história dos africanos que fundaram Mariana

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

                Na noite da última terça-feira, 16 de abril de 2024, como parte da programação da IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura, na Biblioteca Municipal Benjamim Lemos, o professor e artista plástico Eduardo Campos palestrou sobre a importância da preservação da história dos africanos escravizados que construíram Mariana. Ele também detalhou as histórias por trás da fundação do Museu Minas do Gogô.

    A palestra do professor Eduardo Campos se relaciona com a temática da Semana de Incentivo à Literatura deste ano, “Afromineiridades – Raízes”, ao relembrar a fundação do Museu Minas, que por meio dos artefatos encontrados no Parque Arquelógico do Gogô, conta a história daqueles que fundaram Mariana.

    Eduardo Campos conta que o museu é provocativo e chama a atenção para o Parque Arqueológico do Gogô:  “O museu mostra o valor do africano. Os conhecimentos da mineração, as habilidades artísticas e a tecnologia que trouxeram. Foram eles que construíram Mariana. Ele é um pouco do que tem lá em cima, mas poderia ter mais, se tivesse mais empenho e interesse do poder público. O Parque do Gogô corre risco, com as invasões e a mineração.

    O professor destaca a importância de trazer o Museu Minas para ser discutido na IV Semana de Incentivo à Literatura. “É importante poder mostrar ao público, o trabalho que a gente faz no Parque Arqueológico do Gogô e a importância desse museu, que faz referência à fundação de Mariana, a valorização do trabalho do negro escravizado”, afirma.

    A Semana Estadual de Incentivo à Literatura

    A Semana Estadual de Incentivo à Literatura é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais, realizado ao longo de toda a semana na Biblioteca Municipal Benjamim Lemos. O evento traz exposições, intervenções cênicas, palestras relacionadas ao tema “Afromineiridades – Raízes”, com o objetivo promover a leitura e valorizar a rica tradição literária de Minas Gerais.

    O coordenador da biblioteca, Sr. Alexandre Soares, reconhece a importância do tema, mas ressalta a falta de acervo sobre as “afromineiridades”, considerando que entre os 44 mil livros da biblioteca, foram encontrados apenas 12 sobre o tema.  Ele observa que o acervo da biblioteca foi montado por meio de doações ao longo de mais de 30 anos, sem que tivesse recursos financeiros para adquirir outros livros.

    O tema das “afromineiridades” ainda é novo e pouco explorado, o que torna a busca por materiais ainda mais desafiadora, porém, o coordenador acredita que trazer palestrantes como o professor Eduardo Campos é uma forma de compensar essa limitação, enriquecer o debate e destacar a importância do tema para a cultura local

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

                A programação da IV Semana de Incentivo à Literatura continua até o dia 19 de abril, com as programações das 12h às 21h todos os dias. Ainda serão realizadas noites de jogos, palestras e exposições relacionadas ao tema afromineiridades.