No espaço serão desenvolvidas atividades voltadas para os idosos de Ouro Preto
Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Na última quarta-feira, 17 de abril de 2024, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, assinou o comodato do imóvel de 30 anos cedido para a Associação Grupo da Terceira Idade (AGTI). A cessão do espaço, na Rua Simão Lacerda, n.º 507, no bairro Saramenha, atende à Lei Municipal 1.442/2023, onde será instalada a sede do grupo, que desenvolve atividades em prol da população idosa do município.
A AGTI tem o objetivo de contribuir para a promoção, proteção e defesa das pessoas idosas, por meio de práticas que valorizem o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional, junto à troca de experiências e à diversidade cultural desta população. Hoje, o grupo reúne mais de 80 idosos.
Para o prefeito Angelo Oswaldo, esse momento representa não apenas a concretização de um projeto, mas também o compromisso com a qualidade de vida dos idosos da região. “Esse é um momento de muito alegria, muita emoção. Temos hoje consolidada uma política pública para permanecer por todos os governos, para o idoso. Foi uma bênção de Deus termos encontrado essa casa”, declara o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Social, Sr. Edvaldo Rocha, expressa sua satisfação com a conquista, enfatizando o esforço coletivo necessário para tornar o projeto uma realidade. O secretário destaca a importância da parceria entre governo e sociedade civil para a implementação efetiva de políticas públicas para valorizar os idosos do município: “Vamos cuidar dos nossos enquanto estão conosco, porque não serão para sempre”.
Denise Hammer, fundadora do AGTI, relembrou o início do projeto em 1993: “Eu era responsável pela musculação no Parque Metalúrgico e a procura foi tão grande que, a partir do ano seguinte (1994), eu dei início ao projeto da terceira idade. Foi surpreendente, porque trabalhei por dez anos nesse projeto, com uma turma que começou apenas com 33 alunos. Terminei esse tempo com 200 alunos, e oferecendo 14 atividades”.
O presidente do Conselho Nacional do Idoso, Sr. Nilson Nascimento, reforça a importância das políticas públicas voltadas para a terceira idade, que garantam o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos. “Precisamos implementar ações que garantam a qualidade de vida do idoso, para que ele viva bem em sua família e na sociedade. Infelizmente, o retrato que temos é de marginalização da pessoa idosa, onde essas pessoas têm sido expulsas de seus lares por familiares que não desejam entender o processo de envelhecimento”, diz.
Durante a cerimônia de assinatura do comodato, também estiveram presentes diversas autoridades como os vereadores Matheus Pacheco e Lilian França, o secretário de Governo, Sr. Yuri Assunção, a vice-prefeita Regina Braga e o diácono da Paróquia Cristo Rei, Sr. Fábio de Freitas.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui