Tarifa Zero: o tiro saiu pela culatra

    Tarifa Zero começou errado, mas pode melhorar com boa administração.

    Desde o dia 1° de fevereiro de 2022, Mariana adotou o Tarifa Zero. O programa que buscava facilitar o deslocamento dos mais de 60 mil cidadãos Marianenses, (mais a população flutuante de uns 20 mil), causa insatisfação em usuários do transporte público na cidade em relação à superlotação nos horários de pico, quando a população mais usa o transporte público.

    Em todas reuniões de moradores que participo, com a comunidade e representantes da Prefeitura, ou só das próprias associações, há uma reclamação em comum em todas: transporte público .

    Muitas pessoas reclamam que ficam sem conseguir chegar no horário no emprego, na escola, na consulta. Reclamam de superlotação, falta de horários, ônibus que quebra no meio do caminho, ônibus que não passa.

    Não é a toa que o transporte por taxi e aplicativos aumenta em Mariana ! Tem até supermercados que já tem até lugar para eles !

    O que está acontecendo ? O Tarifa Zero não é bom? “È de graça. Tá reclamando de que?” disse uma pessoa. Fala isso pra quem foi roubado dentro do ônibus superlotado, ou perdeu aula ou chegou atrasado para o serviço. Não é porque você não paga que tem aceitar um serviço sem qualidade. E não é de graça: custa mais de um milhão e meio de reais por mês pago por nós através da Prefeitura de Mariana.

    O grande erro foi achar que ofertar transporte de graça não ia multiplicar a quantidade de passageiros. Aumentou, e muito. Esse foi um grande erro, achar que poderia manter basicamente a mesma estrutura que tinha, que só “deixar de cobrar a passagem” ia oferecer o transporte ser de qualidade.

    Foi o contrário: quem precisa de pegar ônibus para trabalhar ou estudar nos chamados “horários de pico” enfrenta uma loucura. E pior ainda quem mora em distrito e fica para trás e outro ônibus só muitas horas depois. Fora os bate bocas quando pessoas de um distrito vão no ônibus de outro.

    MOTIVO DAS RECLAMAÇÕES E SUPERLOTAÇÃO

    A Secretária de Administração, Arlinda Gonçalves, em reunião realizada no distrito de Padre Viegas com moradores em 2022, afirmou que isso se dá pois o projeto do transporte público em Mariana foi desenhado em 2018, quando apenas 180 mil pessoas utilizavam o coletivo mensalmente. Com o aumento para cerca de 450 mil usuários, não há como se evitar a superlotação .

    Agora o pessoal do Departamento de  Trânsito todos dias recebem presidente de bairro e vereadores pedindo para aumentar horário nos distritos e bairros! E o Sr. Eliabe da Guarda Municipal, responsável pelo trânsito, tenta atender mas não tem como multiplicar ônibus, todos querem mais linhas de ônibus para atender suas demandas.

    Do jeito que foi pensado, sem dimensionar o aumento de usuários, foi um grande erro pois jogou a população numa experiência de “ver o que vai acontecer”.

    È claro que fazer vídeo as 15hs dentro do ônibus e postar nas redes sociais tá tudo lindo, maravilhoso. Vai 6 horas da manhã ou cinco da tarde !

    E pior quem reclama, e com razão,  tem direito de reclamar, escuta : “ Mas é de graça, tá reclamando do que?”. Infelizmente precisamos de transporte de qualidade, com ônibus que não deixam passageiros na mão como já tem acontecido.

    A empresa Transcota tem que ser multada cada vez que um ônibus quebra, senão casos como citados pelo vereador Ronaldo Bento na Câmara dia 08/04/2024, de ônibus que perdeu freio, vão se repetir. Precisamos de ônibus de qualidade e em quantidade para atender a população, que está reclamando bastante. Saber ouvir é a principal qualidade para melhorar. Tarifa Zero começou errado mas pode melhorar.

    TRANSCOTA:

    A Transcotta, empresa que presta serviços de transporte para a população informou ao jornal O Espeto que há fiscalizações pontuais sobre a superlotação dos veículos. Ela reafirma ainda que fiscalizações com foco educativo serão feitas com mais frequência. Sobre atrasos dos coletivos, existe monitoramento por GPS espelhado com o DEMUTRAM de Mariana. Sobre medidas para melhorar a qualidade do transporte da cidade, a Transcotta informou que :

     “A Transcotta atua de forma a garantir que a prestação dos serviços seja realizada com pontualidade, cordialidade e segurança. Contamos com um sistema de gestão e monitoramento da frota para permitir um acompanhamento de toda a operação em tempo real”.

    Sobre informações sobre horários e itinerários a Transcotta mantem em seu site essas informações.

    Ônibus da Linha Policlínica x Cabanas quebrou próximo ao bairro Barro Preto em 07 de novembro de 2023. Na época,  Sr. Guilherme Schulz, especialista em mobilidade urbana da Transcotta, disse ao jornal O Espeto que uns dos motivos pode ser excesso de peso no veículo, superlotação: “ Em Mariana, a gente acaba trocando alguns equipamentos, algumas peças na frequência maior devido a um desgaste maior que acontece em razão da própria topografia da cidade e do grande número de pessoas utilizam o transporte”, diz.

    Uma das soluções apresentas pelo Sr. Guilherme Schulz da Transcota ditas na época foi:  “Gostaria que o jornal O Espeto levasse a mensagem a população que é melhor esperar mais um pouco, evite situações de excesso de lotação, espere o próximo ônibus que muitas vezes vem vazio.” Será que os passageiros vão ouvir a dica e esperar “um pouco”?

    O FISCAL : GUARDA MUNICIPAL

    O Guarda Civil Municipal (GCM) Charles Borges de Melo explicou que há todo um processo para que a falha nos ônibus chegue até a Transcotta. Após a informação inicial ser recebida, são coletadas mais informações, como a placa do ônibus, o número e o itinerário. A partir disso, é feito um levantamento do ocorrido.

    O GCM Charles Borges esclarece: “É feita uma perícia para identificar as causas. Se for acidente, tomamos providências, mas se for um caso de ônibus ruim, velho ou com falta de manutenção, seguimos o que é previsto no contrato estabelecido no processo licitatório”. O contrato estabelece previsões de horários de ônibus, suas linhas, formas de pagamento, etc.

    AUMENTO DE ÔNIBUS

    O aumento do número de ônibus é tratado como uma solução para a superlotação, mas a Transcotta enfatiza que essa definição, de acordo com o contrato, não é de responsabilidade da empresa de transporte, mas sim da Prefeitura, que analisa o planejamento de rotas e horários com a necessidade apresentada.

    A Transcotta informou ao jornal O Espeto ano passado que recentemente renovou parte de sua frota e planeja continuar o processo nos próximos meses, incluindo os ônibus que fazem atendimento aos distritos.

    RELATO DE UMA PASSAGEIRA

    Estéfany Souza, 19 anos, moradora do bairro Alto Rosário, usa sempre a linha Alto Rosário x Centro para se deslocar de casa para a faculdade. No horário de pico, a estudante afirma que fica em média 40 minutos no ponto de ônibus e mesmo esperando esse tempo, não consegue ir sentada: “Por causa de muita lotação, acaba sendo cansativo e estressante depois de um dia”

    A estudante usa de estratégias para pegar o ônibus: “Você tem que calcular qual horário é o melhor para você conseguir um lugar”. Ela ainda relata que já teve que esperar mais de 2 ônibus para conseguir ir minimamente confortável. Questionada sobre a qualidade do serviço, de 0 a 10, ela dá uma nota 5 para o serviço de transporte público.

    Por exemplo, eu estava esperando o coletivo em um dos principais pontos de ônibus, no centro de Mariana, a praça Tancredo Neves, entre 17h20 e 18h15, e somente após 55 minutos o ônibus da linha Alto Rosário x Centro passou. Já no primeiro ponto, já estava lotado e havia pessoas em pé. No ponto seguinte, do Centro de Convenções, o ônibus já não parou, pois não cabia mais ninguém !

    PESQUISA DE OPINIÃO

    Apesar da prefeitura de Mariana ter feito várias pesquisas de opinião em 2023 para melhorar o serviço do Tarifa Zero, não houveram mudanças significativas desde o início da implantação. A principal reclamação continua sendo atrasos, e falta de ônibus em horário de pico e consequente superlotação. Ou seja, sem alterar o contrato inicial, o serviço muda pouco.

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