Mostra Internacional de Teatro de Bonecos encanta público em Mariana


    De volta a Mariana a Mostra internacional de teatro de Bonecos reuniu artistas da Argentina, Alemanha e México no Cine Teatro em espetáculos gratuitos

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Durante o último final de semana, 26 a 28 de abril de 2024, Mariana recebeu a 12ª Mostra Internacional de Bonecos, atraindo crianças, adolescentes e adultos para os espetáculos no Cine Teatro e na Praça Gomes Freire (Jardim). Gratuito, o evento contou com a participação de artistas de várias partes do Brasil, além de México, Argentina e Alemanha.

    O secretário de Cultura e Turismo de Mariana, Sr. Gustavo Leite, ressalta a importância da Mostra Internacional de Teatro de Bonecos para a cidade.
    “A prefeitura tem um apoio, acolhendo este projeto e tornando possível para a população esse momento cultural e de entretenimento. Mariana está na 12ª edição desta mostra, que é muito importante para o município, com a intenção de atrair turistas e mostrar a cultura que a gente tem aqui”, declara o secretário.

    O festival é realizado pela companhia de Teatro Navegante de Marionetes e dirigido pelo marionetista, Catin Nardi. O artista conta um pouco sobre a história do grupo teatral:
    “A gente começou na década de 1990, estamos completando 30 anos de estrada. Circulamos até hoje com festivais pela Europa, México, Argentina, e também circulamos muito pelo Brasil e esse trabalho todo vem acontecendo ao longo desses 30 anos, muito na base do esforço diário de manter viva uma tradição milenar que é o teatro de marionetes”.

    A Mostra Internacional de Teatro de Bonecos se tornou em 2006 um evento cultural e anual em Mariana, reunindo artistas locais, nacionais e internacionais para apresentações de teatro de bonecos. A programação incluiu exposições, desfile, bate-papo, oficina e apresentações de teatro de bonecos.

    A edição de 2024 do festival celebrou 30 anos de fundação da companhia Teatro Navegante de Marionetes, responsável pela condução da Mostra Internacional de Teatro de Bonecos. O grupo foi criado pelo marionetista Catin Nardi em 1994, sendo ainda dirigido por ele.

    Catin Nardi fala sobre a importância de Mariana na celebração dos 30 anos do grupo de teatro de bonecos.
    “Mariana está intrinsecamente ligada à história do Teatro Navegante, à criação do trabalho, à batalha de manter vivo esse trabalho durante muitos anos. A Mostra Internacional de Teatro de Bonecos começa em Mariana em 2006, e é resultado de oficinas que eu oferecia para o público. O trabalho foi se consolidando, até chegarmos até a 12ª edição”, conta.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui