Mais um religioso da Arquidiocese de Mariana é sagrado bispo : Dom Edmar José da Silva

                                     

    Por Merania Oliveira

    Foi grande a movimentação de fiéis, sábado, dia 11 de maio de 2024, na bucólica Alto Rio Doce, para a ordenação do seu primeiro filho bispo, Dom Edmar da Silva, 49 anos. Ele foi ordenado como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e servirá a região Episcopal Nossa Senhora da Boa Viagem, onde, o atual Bispo de Divinópolis, Dom Geovane Luís da Silva (também filho da Arquidiocese de Mariana), serviu.

    A missa de ordenação episcopal estava lotada de fiéis, conterrâneos e fiéis, vindos de paróquias onde Dom Edmar trabalhou enquanto padre e, contou com a presença de muitos bispos, padres e autoridades.

    Foram seus Ordenantes: Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Mariana, e Dom Francisco Barroso, Bispo Emérito de Oliveira (também oriundo da Arquidiocese de Mariana). A parte musical da litúrgica coube ao Coral do Seminário de Mariana coadjuvado por corais de Itabirito.

    Dom Airton e os bispos filhos de Mariana ordenados neste ano: Dom Danival, Dom Edmar e Dom Geraldo.

    Dom Edmar é filho de Divino Luiz da Silva e Maria Efigênia de Jesus, nasceu em Alto Rio Doce-MG, onde fez os seus estudos primários. É o segundo filho, de uma família de sete irmãos. Ele foi ordenado padre em 15 de agosto de 2000, ao lado do Seminário de Teologia em Mariana, por Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.

    Dom Edmar possui licenciatura em Filosofia pela PUC-MG; graduação em Teologia pelo Instituto Teológico são José; pós-graduação lato sensu em Filosofia Moderna pela UFOP; especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo CEPEMG e Newton Paiva; mestrado em Filosofia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma. Possui considerável experiência acadêmica na área de Filosofia. Lecionou Geografia Humana, Iniciação Filosófica, Antropologia Filosófica e Metafísica.

    Foi Diretor Acadêmico e coordenador do curso de Filosofia da Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM). Quando saiu sua nomeação para Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, em 06 de março de 2024, ele era o Diretor Geral da FDLM (Faculdade Dom Luciano Mendes), onde lecionou as seguintes disciplinas: Filosofia da Religião, Tópicos de Teologia Filosófica e Antropologia Filosófica e estava, também, como pároco de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, em Ouro Preto.

                Dom Edmar foi vigário paroquial de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, e da Paróquia de Santa Efigênia, em Ouro Preto; foi Pároco da Igreja de São Sebastião, em Itabirito.

    Merania Oliveira

    Presidente do Instituto Roque Camêllo

    Veja galeria de fotos por Caio Amora e Thalia Gonçalves/Arquidiocese de Mariana

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui