Ouro Preto terá TV Câmara, que transmite em tempo real as ações do Poder Legislativo

    A expectativa é que a rede de televisão tenha os documentos regularizados em até 15 dias

    Por: João B. N. Gonçalves

    Nesta terça-feira, 14 de maio de 2024, durante a 28ª Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto, ocorreu o anúncio de que o município terá uma estação transmissora de TV Digital para a Rede Legislativa, a “TV Câmara”. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa de Leis, vereador Zé do Binga.

    O anúncio vem após a aprovação do Ofício n.º 19/2024 pela Câmara dos Deputados, que questionava o interesse na implantação de uma estação transmissora de TV Digital para a Rede Legislativa, incluindo a Câmara Municipal de Ouro Preto. A instalação da “TV Câmara” é financiada pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

    O vereador Zé do Binga afirma considerar a iniciativa uma conquista importante para a população de Ouro Preto: “Eu gostaria de compartilhar com todos os vereadores uma conquista da Câmara. A nossa Câmara Municipal de Ouro Preto foi contemplada com a TV Câmara. É um passo muito grande para o nosso município. Um ganho muito grande, não só para nós vereadores, mas para a população em geral”, declara.

    A TV Câmara faz parte de uma rede nacional de canais de TV digital e rádio FM, criada pela Câmara dos Deputados em 2012. O objetivo é incentivar as câmaras municipais e estaduais a divulgarem à população o que é discutido e votado no plenário, bem como para a divulgação das ações do Poder Legislativo.

    O sinal será aberto e gratuito para toda a população do município. Segundo o vereador Zé do Binga, a expectativa é que dentro de 15 dias, os documentos para regulamentação da TV Câmara de Ouro Preto sejam regularizados.

    O morador de Ouro Preto Sylvio Neto acredita que a iniciativa é importante para a população acompanhar o Poder Legislativo, e que pode possuir um viés educativo. “A criação de uma TV Câmara pode ajudar a educar os cidadãos sobre o processo legislativo, explicando como as leis são feitas e como elas afetam suas vidas. Isso pode aumentar o engajamento cívico e incentivar uma participação mais ativa na política local”, declara.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui