Sarau Cantando Alphonsus emociona público em Mariana

    Veja video

    Sarau com participações de escolas de Mariana, Ouro Preto e Santa Bárbara, foi aplaudido pelo público. Na sua 40ª edição o Cantando Alphonsus fez homenagens à Profª. Hebe Rôla, idealizadora deste evento.

    Veja vídeo :

    Por: João B. N. Gonçalves, Leandro H Santos, e Hynara Versiani

              Na noite da última quinta-feira, 16 de maio de 2024, aconteceu, em frente à Casa de Cultura, a 40ª edição do sarau Cantando Alphonsus. O evento é realizado anualmente pelo Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em parceria com a Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, com o objetivo de aprofundar os estudos sobre o poeta simbolista que viveu em Mariana.

    O projeto Cantando Alphonsus surgiu em 1984, por iniciativa da Profª. Hebe  Rôla. Em 2001, o evento passou a integrar os trabalhos da Pró-reitoria de Extensão (PROEX-UFOP), e em seguida efetivou parceria com o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens e com a Academia Marianense de Letras, se tornando evento fixo no calendário de atividades do Museu.

    O sarau Cantando Alphonsus é uma ação que reúne alunos das escolas públicas e particulares de Mariana e também da região, sempre atraindo grande público para prestigiar o espetáculo.

     O evento ocorre na programação da Semana Nacional de Museus, e neste ano, reuniu estudantes de 11 instituições de ensino e da Academia  Infanto-Juvenil de Letras, Ciências e Artes.

    Idealizadora do projeto, a Profª. Hebe Rôla recebeu homenagens durante o espetáculo. Alunos do Colégio Flecha declamaram poemas em homenagem à professora.

    O evento ainda contou com apresentações musicais, como a apresentação de um rap produzido pelos alunos da Escola Estadual Soares Ferreira, intitulado “Como dizia Alphonsus”, e um teatro musical produzido pelos alunos da Escola Estadual Dom Silvério que teve como tema a música “Ismália” do cantor de rap Emicida, baseado no poema de mesmo nome de Alphonsus de Guimaraens.

    A Profª. Hebe Rôla relembra a origem do projeto de ressalta a importância da poesia na vida cotidiana. “Sem poesia, a vida é muito dura. Ela nos traz um alento. Não abandonem esse sarau. Agora, quero que vocês tomem a si esse trabalho. Ele engrandece nossa Mariana, nossa cultura, e oportuniza a facilidade das crianças, dos jovens e dos adultos se expressarem”, afirma.

    A coordenadora do Museu Alphonsus de Guimarães, Profª. Ana Cláudia Rôla, destaca a relação do sarau com a Semana Nacional de Museus e com a educação: “O tema da semana é ‘Museu e Educação’ e acredito que o ‘Cantando Alphonsus’ seja o maior exemplo de diálogo entre essas coisas. O museu sai de onde ele geralmente está localizado (na Rua Direita, n.⁰ 35) e vem visitar o público”.

    Devido a um excelente trabalho de educação patrimonial grande parte dos alunos de Mariana e região já visitou Museu Alphonsus de Guimaraens, e já conhecem seu acervo, o que contribuiu muito para os belos trabalhos apresentados durante o sarau.

    Alunos de várias escolas de Mariana, Ouro Preto ( Antônio Pereira) e Santa Bárbara ( Brumal ) se apresentaram durante o Sarau.

    O Secretário de Cultura de Mariana Sr. Gustavo Leite ( de boné ) esteve presente no evento e elogiou os trabalhos apresentados pelas escolas e parabenizou o trabalho do Museu Alphonsus de Guimaraens em prol da literatura e da educação.

    A coordenadora do Museu Alphonsus de Guimarães, Profª. Ana Cláudia Rôla agradeceu a todos pela presença, as escolas, os alunos, o público, os professores que se dedicaram a preparar as apresentações, a equipe do Museu que se desdobrou para que o evento acontecesse com todo esmero, e também a prefeitura de Mariana pelo apoio.

    Veja Galeria de fotos

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui