Mariana realiza 2ª Conferência Municipal de Educação
    Vice-prefeito Cristiano Vilas Boas e autoridades discursaram durante a 2ª Conferência Municipal de Educação / Foto: João B. N. Gonçalves

    Evento discute os direcionamentos do ensino no município

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Aconteceu na última quarta-feira, dia 22 de maio, no Cine Teatro de Mariana, a 2ª Conferência Municipal de Educação, um evento crucial para o futuro da educação na cidade. O encontro reuniu autoridades, profissionais da área e membros da comunidade para discutir os rumos do ensino no município e avaliar o Plano Municipal de Educação para os próximos dez anos.

    Ao longo do dia, os participantes da conferência discutiram diversos temas relacionados à educação em Mariana, como:

    • A qualidade do ensino;
    • A inclusão social;
    • A formação de professores;
    • A infraestrutura das escolas;
    • O uso de novas tecnologias.

    Durante a conferência, o professor Marco Tukoff apresentou resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre 2015 e 2021. O Ideb é um indicador que combina o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações da educação básica. O índice varia de 0 a 10.

    No que diz respeito à rede municipal de ensino, em 2015, o Ideb do Ensino Fundamental nos anos iniciais tinha uma meta projetada de 5,2, e a nota final foi de 5,9. Já em 2021, a meta projetada era de 6, mas a nota obtida foi apenas 4. Nos anos finais, em 2015, a meta era de 4,1 e a nota obtida foi 4,8, enquanto em 2021, a projeção e anota foram idênticas: 4,9.

    Quanto à rede estadual de ensino, nos anos iniciais, em 2015, havia uma meta de 6,3 e o resultado foi de 6,4. Em 2021, a meta era de 6,9, mas o município alcançou apenas a marca de 6 pontos. Nos anos finais, em 2015, o resultado esperado era 4,7, mas a nota final foi de 4,6. Por fim, em 2021, a projeção era de 5,5, mas foram obtidos apenas 4,9 pontos.

    Confira a tabela completa:

     Rede MunicipalRede Estadual
     Anos iniciaisAnos finaisAnos iniciaisAnos finais
     ProjeçãoNotaProjeçãoNotaProjeçãoNotaProjeçãoNota
    20155.25.94.14.86.36.44.74.6
    20175.46.14.34.26.56.25.04.0
    20195.75.94.64.16.76.55.34.8
    20216.04.04.94.96.965.54.9

    A conferência reuniu autoridades, como a secretária de Educação, Sr.ª Cláudia Arantes; o vice-prefeito Cristiano Vilas Boas; o superintendente regional de Ensino, Sr. Fabrício Nepomuceno; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Srtª. Jéssica Martins, além de cinco vereadores da Câmara Municipal (Zezinho Salete, Marcelo Macedo, Ricardo Miranda, Maurício da Saúde e Fernando Sampaio).

    O evento também contou com participação massiva de profissionais da educação, além do professor Marco Tukoff, o professor do curso de História Fábio Faversani representou a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Professores e diretores da rede municipal e estadual de ensino também participaram da conferência.

    Autoridades e profissionais da educação compareceram ao evento / Fotos: João B. N. Gonçalves

    A secretária de Educação, Cláudia Arantes, destacou a importância da conferência: “É muito importante a discussão de hoje. São mais dez anos de educação que serão discutidos hoje. A educação é por onde tudo começa, por isso, é muito importante a participação de todos vocês aqui hoje. É preciso entender como ocorreu a educação entre 2015 e 2024. Esse evento servirá de base para os próximos dez anos”.

    O vice-prefeito, Cristiano Vilas Boas, reforçou a colaboração entre as instâncias de governo na condução da Educação em Mariana. “Aqui temos representação do município, do estado e federal, através da Ufop. São as três instâncias de governo trabalhando juntas pela educação. E que possamos planejar o futuro de nossas crianças. Aqui em Mariana, estamos em um momento de valorização da ciência e de combate ao negacionismo”, declarou.

    A avaliação do Plano Municipal de Educação foi um dos pontos centrais da conferência. “O plano tem o objetivo de estabelecer metas educacionais para os próximos dez anos. É toda uma geração de estudantes que será beneficiada pelo plano”, destacou o superintendente regional de Ensino, Fabrício Nepomuceno.

    A participação da sociedade civil organizada é considerada fundamental para o sucesso da conferência. O professor Fábio Faversani ressaltou a importância da escuta ativa: “É muito importante estarmos todos aqui como sociedade civil organizada. A sociedade está presente para impor o poder popular, para construir uma política pública que possa se estabelecer como política de estado”.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui