Projeto Encontro se despede de Mariana com grande público na Praça dos Ferroviários

    Cortejo, zumba, muay thai, taekwondo e apresentações circenses marcaram o último dia da iniciativa na cidade

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

                Aconteceu no último domingo, 26 de maio de 2024, o último dia do “Projeto Encontro” em Mariana, realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na Praça dos Ferroviários. A iniciativa é uma caravana socioambiental, cultural e educativa que passa pelo interior de Minas Gerais.

    Mariana foi o último município a receber a primeira fase do projeto, que antes, visitou Nova Lima, Barão de Cocais, Igarapé e Itatiaiuçu, todos municípios com população atingida por barragens de mineração. O evento teve início na última sexta-feira, na Praça da Sé, e no sábado, visitou o distrito de Santa Rita Durão.

    As atividades começaram pela manhã com a participação de crianças do Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA), promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, com aula de zumba, apresentações de muay thai e taekwondo. Em seguida, o coletivo Rosa Negra e o Grupo de Percussão Bença Valentim celebraram a cultura afro-brasileira. Na parte da tarde, o Cortejo do Circovolante trouxe intervenções circenses.

    A Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Daniely Alves, destaca a importância da iniciativa para a comunidade. “Hoje, estamos trazendo, além dos serviços de acesso à assistência social, o CRIA, com as atividades de dança, taekwondo, ginástica artística, para abrilhantar esse momento. É uma forma de trazermos interatividade e serviço para a comunidade local”, afirmou.

    A professora de zumba, Drika Moraes, também ressaltou o impacto positivo do projeto nas crianças e adolescentes. “Para mim, é um prazer imenso trabalhar com essas crianças. É um trabalho que ajuda muito elas. As pessoas se desenvolvem bastante em projetos sociais, e isso traz um futuro brilhante na vida delas”, relatou.

    Mo Maiê, integrante do Coletivo Rosa Negra, celebrou a união dos grupos culturais e a valorização da cultura marianense durante o Projeto Encontro: “Estou muito feliz e agradecida. A cultura é muito importante, ela cristaliza essa irradiação das histórias, do passado. Quando tocamos e dançamos, a cultura está se movimentando. O passado vem para o presente e preserva o futuro”.

    A caravana “Projeto Encontro”

    O Projeto Encontro é uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e prefeituras. O projeto tem produção do Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).

    A iniciativa tem como objetivo celebrar os cinco anos da Lei Mar de Lama Nunca Mais (Lei n.º 23.291/2019), que instituiu a Política Estadual de Prevenção e Reparação de Danos Causados por Barragens de Rejeitos de Mineração. Nas praças públicas das cidades por onde passou, o Projeto Encontro já mobilizou quase 15 mil pessoas.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui