Mais de cem expositores participam do Festur em Ouro Preto

    Festival Internacional do Turismo promoveu conexões entre comerciantes para o fortalecimento do turismo em Minas Gerais. Objetivo é promover o turismo e a rica herança cultural mineira e através de conexões entre os participantes trocar experiências, identificar novas parcerias e explorar oportunidades de crescimento em conjunto.

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

              Nos últimos dias 5, 6 e 7 de junho de 2024, Ouro Preto recebeu a quarta edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura (Festur), realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). 

    O evento, que tem como objetivo promover o turismo e a rica herança cultural mineira, reuniu mais de 100 expositores de diversas cidades de Minas Gerais.

              Um dos principais destaques do Festur 2024 foi a ênfase na geração de conexões entre os participantes. Palestras, workshops e rodadas de negócios proporcionaram aos presentes a oportunidade de trocar experiências, identificar novas parcerias e explorar oportunidades de crescimento em conjunto.

    O Festur foi criado com a missão de promover o turismo e colocar à mostra a rica herança cultural mineira.

    As últimas edições, de 2019 a 2023, reuniram 14 países, 127 cidades, 11 regiões turísticas, 185 expositores e 9.500 visitantes. Neste ano, o Festur reuniu mais de 100 expositores, vindos de mais de 30 cidades de Minas Gerais, do Brasil e de outros países.

    Para Cássia Neves, CEO da CM Business Hub e organizadora do evento, a edição deste ano superou as expectativas em termos de público e resultados. “A movimentação superou as nossas expectativas. A gente recebe o público certo: um público que vem para fazer negócios e conhecer o que Minas está desenvolvendo no turismo. Então, para nós, foi muito gratificante, e tivemos um público maior que o do ano passado”, afirma Cássia.

              Cássia Neves também destaca o compromisso do Festur com a capacitação e integração dos participantes. “Esse evento tem o foco de impulsionar a economia por meio do turismo, então, a nossa intenção é que a cada ano, consigamos capacitar as pessoas e os profissionais que venham participar o evento. No ano que vem, a gente vai ampliar a vinda de mais pessoas, impactando muito fortemente no desenvolvimento do turismo aqui em Ouro Preto”, completa.

              Em 2024, o Festur prestou homenagem à cidade de Brumadinho e tem como tema “sabores, tradições e negócios”.

    O artesão Antônio Neto, um dos representantes da cidade no evento, ressalta a importância da participação no festival: “Trouxemos um circuito de cerâmica de Brumadinho, que reúne mais 28 ateliês de cerâmica da região. A gente tem feito rotas de negócios aqui, descobrindo o que cada lugar tem a oferecer”.

    Outra cidade que esteve presente no Festur, foi Congonhas, que busca ir além da imagem tradicional ligada às obras de Aleijadinho. “Congonhas é conhecida pelo Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, mas Congonhas é muito maior do que isso. Temos uma história ampla e uma cultura muito mais ampla. E o nosso objetivo principal é mostrar para os turistas uma Congonhas além dos profetas do Aleijadinho”, ressalta Guilherme Fontainha, turismólogo de Congonhas.

    Obras do Artista Marianense Cameleão foram expostas durante o Festur com temas sobre Mariana