Data comemorativa foi lembrada durante o V Seminário Integrado de Gestão de Riscos Geo-Hidrológicos
Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 10 de junho de 2024, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), a abertura do V Seminário Integrado de Gestão de Riscos Geo-Hidrológicos. O evento, que visa capacitar os profissionais do setor, também celebra os 20 anos da Defesa Civil no município.
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo; do secretário de Segurança e Trânsito, o subtenente Moisés dos Santos; o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Ouro Preto, Neri Moutinho; o engenheiro geológico da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
Além deles, também estiveram presentes o vereador Wanderley Kuruzu, representando o Corpo de Bombeiros, o Tenente Torres, o policial militar Capitão Cristófoli e o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidente e Alto Paraopeba (Adesiap), Denis Donato.
Criada em 2004, a Defesa Civil de Ouro Preto é uma referência no estado e precisa enfrentar os desafios da cidade que abriga o maior número de áreas de risco no Brasil. Segundo o Serviço Geológico do Brasil, são 313, sendo que pelo menos 97% delas estão no patamar de risco geológico alto e 2,8%, muito alto, com 6.486 pessoas afetadas.
O prefeito Angelo Oswaldo ressalta a importância da Defesa Civil e do Seminário: “Estamos celebrando duas décadas de muito trabalho e grandes realizações. Nossa Defesa Civil tem feito um trabalho extraordinário e sairemos daqui com mais experiência. Que a Defesa Civil de Ouro Preto permaneça como uma referência estadual e nacional, e que possamos vencer todos os riscos”.
Charles Murta, engenheiro geológico da Compedec, relembra os avanços da Defesa Civil de Ouro Preto nos últimos anos, especialmente na elaboração de instrumentos de planejamento e na implementação de medidas de prevenção. Um dos principais exemplos é a finalização do Plano Municipal de Redução de Risco em 2023, que traça diretrizes para ações preventivas.
O coordenador da Defesa Civil, Neri Moutinho, destaca o crescimento e a importância do aprendizado contínuo para a instituição. “Nossa Defesa Civil completa 20 anos esse ano. Durante esse tempo, crescemos muito e ainda estamos crescendo. Esse seminário é a oportunidade de aprendermos com vocês, de trocarmos experiências com os palestrantes presentes”, diz.
O secretário de Segurança e Trânsito, subtenente Moisés dos Santos, reforça a importância do seminário ao permitir o contato entre diversos profissionais do setor. “A Defesa Civil é muito importante e esse seminário proporcionará a todos os participantes uma troca de experiências. Nesses três dias, desejo que possamos buscar conhecimentos para proteger e realmente identificar os riscos”.
O seminário acontece até a quarta-feira (12), neste ano são 14 palestras, com um público estimado de 200 pessoas por dia, que abordarão temas como ‘Monitoramento de deslocamentos superficiais e sua importância na gestão de riscos geotécnicos’ e ‘Descaracterização de barragens’.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui