Festa de Santa Rita de Cássia de Passagem de Mariana é incluída no calendário de eventos da cidade

    A celebração acontece anualmente próximo ao dia em homenagem à santa (22 de maio)

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Na última segunda-feira, 17 de junho, durante a 20ª Reunião Ordinária da Câmara de Mariana, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 64/2024, de autoria do vereador Ronaldo Bento.

    O documento inclui a Festa de Santa Rita de Cássia, realizada em Passagem de Mariana, no calendário de eventos do município.

    Realizada anualmente próximo ao dia 22 de maio, data em que se homenageia a santa, a Festa de Santa Rita de Cássia é organizada pela Associação Rosas Milagrosas da Rua Yolanda Guimarães, conhecida como Rua do Hospital. A celebração reúne a comunidade católica, membros da Paróquia Nossa Senhora da Glória e moradores do distrito para cultuar a padroeira.

    A edição deste ano da Festa de Santa Rita de Cássia aconteceu no domingo, dia 26 de maio, e contou com a participação dos moradores da Rua Yolanda Guimarães e da Sociedade Musical São Sebastião. As celebrações incluíram missas, procissões e outras atividades religiosas.

    O projeto de lei destaca o papel da festa como um importante evento cultural e religioso para a comunidade de Passagem de Mariana. A inclusão da festividade no calendário oficial do município visa fortalecer a sua preservação e valorização, além de facilitar o acesso a recursos públicos e fomentar o turismo religioso na região.

    O vereador Ronaldo Bento ressaltou a importância da inclusão da festa no calendário oficial para a preservação da fé e da cultura local. “Esse projeto propaga e resguarda a fé, pois ainda não tínhamos incluído essa festa no calendário oficial. Esse projeto, além de incluir, tem as mãos do poder público se inserindo nessa celebração religiosa. E espero que após a aprovação, possamos caminhar de mãos dadas com a religiosidade”, afirmou o vereador.

    Outras aprovações na Câmara

    Além do projeto que inclui a Festa de Santa Rita de Cássia no calendário oficial, a Câmara Municipal de Mariana também aprovou outras duas importantes leis na última reunião ordinária.

    O Projeto de Lei nº 58/2024, enviado pela Prefeitura de Mariana, que estabelece as diretrizes para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2025 foi aprovado com votos contrários dos vereadores Juliano Vasconcelos e Sônia Azzi. A LDO define as metas e prioridades do município para o próximo ano, orientando a elaboração do orçamento municipal.

    O terceiro PL aprovado foi o Projeto de Lei nº 60/2024, de autoria do prefeito Celso Cota, que altera a Lei Municipal nº 3.680/2023, que dispõe sobre a criação da Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Civil Municipal. A alteração define que o corregedor será escolhido pelo prefeito e que este profissional deverá possuir bacharelado em Direito.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui