Mariana realiza 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde

    Fortalecimento e valorização do SUS foram temas do evento

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    No último sábado, 22 de junho de 2024, aconteceu a Primeira Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, realizada no Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens. A proposta do encontro foi discutir a aplicação de políticas públicas de valorização do setor, principalmente, do Sistema Único de Saúde (SUS).

    O evento, que reuniu autoridades e profissionais de saúde do município, é preparatório para a Quarta Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, que será realizada em dezembro, com o tema: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento”. A última conferência aconteceu em 2006.

    A mesa de abertura da conferência foi formada pelo secretário de Saúde, Germano Zanforlim; pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aida Anacleto; pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Mariana, vereador Zezinho Salete; o vereador Marcelo Macedo; e o secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira.

    Em seu discurso, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aida Anacleto, enfatizou a necessidade de união de cidades como Mariana, Ouro Preto e Itabirito para o fortalecimento do SUS: “Precisamos estar fortalecidos na Região dos Inconfidentes para que possamos construir um SUS forte”.

    O secretário Germano Zanforlim, por sua vez, ressaltou os desafios e as oportunidades do sistema: “É um desafio muito grande perceber isso no dia a dia. Por mais que os interesses de cada um sejam diferentes, o SUS é para todos. Não vamos fazer tudo bem feito, vamos errar, mas temos que construir, com o princípio da equidade. Isto é, dar mais a quem precisa mais, para assim colocar as pessoas em posição de igualdade de direitos e de deveres”.

    Ao longo do dia, os participantes da conferência se engajaram em debates e palestras sobre diversos temas relacionados à gestão do trabalho e à educação em saúde. A primeira secretária do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESMG), Aleteia D’Alcantara, ministrou uma palestra que enfatizou o papel da sociedade civil na construção do SUS.

    A palestrante destacou a importância da presença das autoridades locais, mas ressaltou que a conferência é um momento em que a sociedade pode ajudar a fortalecer o SUS. “Que bom ter aqui membros do legislativo acompanhando esse momento de autoridade que é dado à população de Mariana. É nesse momento que os moradores de Mariana podem dizer qual é o SUS que queremos”, afirmou.

    O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Mariana, vereador Zezinho Salete, lembrou que em breve Mariana irá inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro São Pedro, que entrou no estágio de finalização da obra, com previsão de 180 dias. “É com parceria e companheirismo que vamos melhorar a saúde pública da nossa cidade., em breve, vamos  inaugurar a UPA”.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui