Sala Mineira do Empreendedor de Ouro Preto completa dois anos com números expressivos
    Na foto o vereador Naércio Ferreira prestigiando a inauguração da Sala Mineira do Empreendedor em Ouro Preto/ Credito de imagem Rozembergue Teixeira

    De 2022 até junho de 2024, a Sala já realizou mais de 3000 mil atendimentos e se tornou referência para os empreendedores locais

    Neste 22 de junho, a Sala Mineira do Empreendedor de Ouro Preto completa dois anos de atuação no município, implementada a partir de uma parceria do poder público com a ADOP – Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto. Além de ser um espaço de referência para melhorar e simplificar o ambiente de negócios, a Sala Mineira oferece todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional dos empresários e empreendedores locais.

    De 2022 até junho de 2024, a Sala do Empreendedor de Ouro Preto já realizou mais de 3.060 atendimentos, fornecendo orientação e suporte essenciais para o desenvolvimento de novos negócios na região.

    Decretos

    Em 2024, mais de 380 alvarás foram regularizados no município, de modo a estimular a regularização das atividades empresariais e comerciais da região.

    Passo adiante, em 13 de março de 2024 foi publicado o decreto de n° 8.246, que institui a dispensa de alvará para mais de 700 atividades no município, representando mais um passo rumo à desburocratização, simplificação de processos e ao estímulo do empreendedorismo local.

    O decreto de n° 8.245, por sua vez, de mesma data, regulamenta o tratamento simplificado e favorecido para as microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais na participação de compras públicas e licitações, com o objetivo de fortalecer o comércio local em prol do crescimento econômico, da geração de empregos e da criação de novas oportunidades.

    Empresas ativas

    Desde 2022, Ouro Preto tem testemunhado um crescimento significativo no número de empresas ativas, refletindo a dinâmica empreendedora da região. Entre as empresas ativas, destacam-se 1003 MEI’S ativos desde a abertura da Sala Mineira, além de mais 1500 novos tipos empresariais, o que destaca o município como um ambiente propício para o desenvolvimento e a diversificação de negócios.

    Sala do Empreendedor Itinerante

    A Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante de Ouro Preto teve o pontapé inicial em 31 de outubro de 2023, no distrito de Antônio Pereira. O evento, que já percorreu 10 distritos, oferece orientações sobre a abertura de empresas, auxílio na criação de Microempreendedor Individual (MEI), informações sobre licenciamento de MEI, emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS MEI), além de dicas e orientações sobre como preencher currículos e o cadastro para cursos de capacitação e aperfeiçoamento oferecidos pelo SEBRAE.

    Além da presença da Sala, em cada distrito é instalado um ponto de internet gratuito, com o objetivo de promover o acesso à informação e à tecnologia, fortalecendo o empreendedorismo local.

    A Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante é uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), por meio da governança em rede entre a Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto (ADOP), o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Ouro Preto, com o apoio da Samarco. A Sala Mineira é uma parceria entre Jucemg, Sebrae, Governo de Minas Gerais e Prefeitura de Ouro Preto.

    O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, destacou o avanço significativo nos atendimentos da Sala do Empreendedor, refletindo no crescimento da economia local e aumentando as oportunidades de empregos e negócios na região.

    “Em dois anos, vivemos um grande salto de qualidade no desenvolvimento econômico de Ouro Preto, com as mais variadas iniciativas. Foram quase 20 mil empregos registrados no município, uma nova realidade para o nosso município, com um futuro iluminado para nossa Ouro Preto e para a nossa população”, declarou o chefe do Executivo.

    Kennyel Franco, coordenador da Sala do Empreendedor de Ouro Preto, destaca o aumento no número de atendimentos até o primeiro semestre de 2024 sendo, somente neste ano, mais de 900 já realizados.

    “Desde o dia 22 de junho de 2022, ainda no final da pandemia, até junho deste ano, nós já acumulamos mais de 3000 atendimentos. Foram mais de três mil casos que passaram pelas nossas mãos e que nós ajudamos, entre eles, mais de 1000 novos MEI’S abertos no município, sem contar os outros tipos empresariais e até mesmo MEI’S que foram formalizados pela Sala, que expandiram suas atividades”, declarou.

    Kennyel Franco também ressalta a importância dos serviços itinerantes da Sala do Empreendedor, que amplia a gama dos micro e pequenos empresários atendidos e bem informados.

    “Nós temos também a Sala do Empreendedor Itinerante de Ouro Preto, uma iniciativa da Sala Mineira em parceria com o setor público privado, onde nós levamos para os distritos e localidades de Ouro Preto os serviços prestados na sede, percorrendo cada um dos nossos 12 distritos. Nós estamos levando a eles capacitações, a possibilidade de se regularizar, de fomentar o trabalho e de buscar as orientações que podem ser desconhecidas para eles”, afirmou.

    Ampliação da Sala do Empreendedor

    Para Vandeir Assis, gestor da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto, a Sala do Empreendedor contribui para um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e para a sustentabilidade dos negócios.

    “A Sala do Empreendedor é um espaço centralizado, uma ponte entre a política pública do município com a iniciativa privada da ADOP representando o terceiro setor, facilitando e agilizando na desburocratização dos processos. Nós entendemos que a Sala do Empreendedor foi fundamental para que a gente pudesse trazer uma resposta para o município, de agilidade, de facilidades, sobretudo para os empreendedores que tem pressa, precisam de retorno rápido, então só temos motivo para comemorar essa iniciativa de sucesso”, declarou.

    A ampliação da Sala do Empreendedor, nesse segundo ano, representa uma importante evolução no suporte oferecido aos empreendedores locais, com o objetivo de tornar os serviços ainda mais acessíveis e eficazes.

    “O primeiro ano foi focado na implantação, na instrumentalização da Sala, trazendo além da metodologia. Trabalhamos com as políticas públicas, com a implantação e consolidação da Sala. Agora já nesse segundo ano estamos falando de ampliação, possibilitando novos serviços, facilitando e também viabilizando o acesso à informação, como a aproximação com os nossos distritos. A Sala Itinerante foi uma forma de facilitar a vida do empreendedor. Nós temos muito a fazer, mas estamos no caminho certo”, declarou o gestor da ADOP.

    Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, destacou a série de iniciativas para descentralizar o desenvolvimento econômico de Ouro Preto e promover oportunidades para além da sede.

    “Hoje nós conseguimos capacitar a mão de obra de Ouro Preto, abrir uma empresa com muito mais rapidez, levar soluções para quem quer empreender em nossa cidade, saindo da sede e abraçando os distritos que geram emprego e renda para Ouro Preto. Desde a criação da Sala Mineira, Ouro Preto é Selo Prata pelo Sebrae, e vem conquistando um espaço cada vez maior, ocupando a lacuna que era a falta de apoio a quem quer gerar emprego em nossa cidade. Seguiremos desburocratizando a máquina pública, com um município cada vez mais empreendedor e com um futuro brilhante”, ressaltou o secretário da pasta. Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto – SMDEIT.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui