Câmara aprova proibição de estacionamento na rua Diamantina no bairro Cabanas durante o horário de pico
    Vereador Preto do Cabanas fala sobre as suas indicações para a melhoria do trânsito no bairro Cabanas

    Medida é apontada como solução para desafogar o trânsito na Rua Diamantina, via principal do bairro

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Na última segunda-feira, 24 de junho, durante a 21ª Reunião Ordinária da Câmara de Mariana, os vereadores aprovaram medidas para desafogar o trânsito durante os horários de pico na Rua Diamantina, principal via de acesso do bairro Cabanas. As indicações 714/2024 e 717/2024, propostas pelo vereador Manoel Douglas (Preto do Cabanas), visam melhorar a mobilidade urbana na região.

    A Indicação nº 717/2024, de autoria do Vereador Manoel Douglas, propõe a proibição de estacionamento na Rua Diamantina entre os números 296 e 326, durante os horários de pico (das 5h às 7h e das 17h às 19h). A medida visa facilitar a circulação dos veículos, especialmente dos ônibus, que fazem o ponto final na região.

    Rua Diamantina com a travessa Realeza

    O vereador Preto do Cabanas destacou que as indicações partem de solicitações da própria comunidade: “Essa indicação partiu das pessoas que vão no ônibus, que veem a dificuldade do trânsito ali no horário de pico, que inclusive, atrapalham o cumprimento dos horários das empresas por conta do congestionamento”, afirmou.

    A Indicação nº 714/2024 propõe a instalação de uma rotatória na Rua Diamantina, na altura da entrada da Travessa Realeza. Segundo o vereador, o objetivo é que a rotatória melhore o fluxo do trânsito, melhorando a circulação dos ônibus no ponto final e aumentando a mobilidade na região.

    Outros projetos aprovados

    Além das medidas relacionadas ao trânsito no Cabanas, a Câmara de Mariana também aprovou outros projetos na última sessão, incluindo a declaração do Instituto Habitat como utilidade pública municipal. O Instituto Habitat é uma organização sem fins lucrativos que atua no resgate e na assistência médica de animais silvestres, além do combate a incêndios florestais.

    A medida partiu do Projeto de Lei 32/2024, proposto pelo vereador Juliano Duarte. O presidente do Instituto Habitat, Tiago Lage, ressaltou a importância do reconhecimento da Câmara aos serviços da instituição: “Esse reconhecimento é importante para trazer o valor para nós, pela importância do nosso trabalho, e principalmente para podermos trazer parceiros, políticas públicas adequadas”.

    Além disso, também foi aprovado o PL 62/2024, de autoria do vereador José Sales, que inclui a “Festa de Santa Cruz da Comunidade Vargem/Palmital” no calendário oficial do município, sendo realizada no primeiro final de semana do mês de maio. O vereador ressaltou que se trata de uma festa centenária e cujo objetivo é manter a tradição cultural da comunidade.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui