Vereadores debatem sobre a necessidade de pequenas obras nas áreas públicas de Ouro Preto

    Reforma do Terminal da Praça da Estação, instalação de corrimões nas escadarias e de quebra-molas nas vias públicas foram solicitadas pelos vereadores

    Por: João B. N. Gonçalves

    Durante a 39ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, realizada nesta terça-feira, 25 de junho, os vereadores solicitaram à Secretaria de Obras e Urbanismo medidas que garantam melhorias nos espaços públicos do município. Durante a sessão, foram apresentadas medidas relacionadas a intervenções nas escadarias e vias públicas da cidade.

                O vereador Luiz Gonzaga do Morro, por meio da Indicação 200/2024, solicitou a reforma da escadaria, canaleta e guarda-corpo na Travessa da Fontinha, que liga as ruas 13 de Maio e 15 de Agosto, no Alto da Cruz. A reivindicação atende a um pedido antigo dos moradores da região.

    Luiz Gonzaga afirmou que se trata de uma região com 102 residências, com pessoas que esperam por intervenções nas escadarias há anos. “Fiz algumas visitas e a gente observa que os degraus não têm escala, é preciso fazer as canaletas e os guarda-corpos. A comunidade faz esse pedido há 20 anos. Não é um serviço difícil de se fazer, é esforço e boa vontade. São 102 residências que moram ali”, disse.

    O vereador Renato Zoroastro destacou a importância de um olhar atento para todas as escadarias da cidade, muitas delas em péssimas condições. “É de conhecimento da cidade inteira sobre a quantidade de escadarias que Ouro Preto tem, e muitas, sem condições de ir e vir. É importante que para o próximo mandato, a Secretaria de Obras destine orçamento para fazer essa revitalização das escadarias”, ressaltou.

    O vereador Wanderley Kuruzu reforçou a importância da acessibilidade, especialmente para quem reside em locais com muitas ladeiras. “Isso parece uma coisa pequena, mas é destinado à mobilidade e acessibilidade. Imagina quem mora no alto de uma escadaria de 150 degraus, quando ela tem qualquer problema que reduza a sua mobilidade, como fica? Parece uma coisa simples, mas é algo de grande relevância”.

    Outros temas:

    O presidente da Câmara, vereador Zé do Binga, apresentou a Indicação 199/2024, que solicita à Prefeitura a reforma do Terminal da Praça da Estação, que apresenta sinais de deterioração. “É um terminal com ônibus que vão para o Salto, Santa Rita, Bauxita, Saramenha, um espaço que no dia a dia tem mais movimentação que a rodoviária. É um terminal que deveríamos cuidar dele com mais zelo”, defendeu o vereador.

    Visando reduzir a velocidade excessiva de veículos, o vereador Vander Leitoa apresentou a Indicação, que solicita a instalação de redutores de velocidade (quebra-molas) na Rua Santo Antônio do Leite, em Amarantina. spedido de moradores que relatam a alta velocidade de carros e motos no local trazendo risco aos moradores e principalmente as  crianças.

     O vereador Reginaldo do Tavico também se manifestou sobre a necessidade de quebra-molas em diversas locais no distrito de Santa Rita de Ouro Preto, que segundo ele, recebeu apenas uma obra do tipo nos últimos quatro anos.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui