Governo de Minas, por meio da Secult, participou da apresentação dos dois projetos nesta sexta-feira (19/07), no Santuário
Visando fortalecer o legado histórico e cultural do Santuário do Caraça, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), participou, nesta sexta-feira (19/07), da apresentação de dois projetos relativos ao santuário. O primeiro é a candidatura do complexo religioso cujo objetivo é ser reconhecido pelo Programa Memória do Mundo, da Unesco. A previsão é que o dossiê seja entregue à instituição em 2025. O segundo diz respeito à realização de um longa-metragem em comemoração aos 250 anos do Caraça, localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara.
O encontro foi realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), que nomeou um grupo de trabalho formado por alguns dos membros dos seus Conselhos Empresariais, representantes da Associação dos Ex-alunos e Amigos do Caraça (AEALAC) e especialistas convidados, com o apoio técnico da Secult-MG. O GT ficará encarregado de dar andamento aos projetos, que buscam incentivar a preservação do Santuário do Caraça na condição de bem cultural, além da conservação das áreas de entorno do santuário.
Caraça é berço da formação humana e cultural de Minas Gerais. Nestes séculos de existência, o legado documental é imenso e se confunde com a própria história do estado. Ter o reconhecimento da Unesco é mais um passo na perpetuidade desse lugar onde céu, arquitetura, natureza e gente se encontram”, comenta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
De acordo com o presidente do Conselho Empresarial de Cultura da ACMinas, Jorge Carlos Borges de Souza, a candidatura se baseará em um dossiê com pesquisas documentais feitas por historiadores: “Todo o trabalho será executado nas dependências do Caraça, em bibliotecas, arquivos e em fontes de documentos externas localizadas dentro e fora do Estado de Minas Gerais”.
Caraça na Memória do Mundo
Designado como “centro de espiritualidade e missão, de cultura e educação, de conservação ambiental, lazer e turismo”, o Caraça deu o pontapé inicial para fazer parte do Programa Memória do Mundo, da Unesco, que reconhece documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional, inserindo-os no Registro Internacional do Programa Memória do Mundo. A ideia do programa é incentivar a preservação e a difusão desses acervos, ajudando na conscientização sobre o patrimônio documental da humanidade.
O primeiro passo foi contratar historiadores e outros profissionais para realizarem uma extensa pesquisa documental sobre o santuário. As investigações se debruçarão sobre documentos nos arquivos, biblioteca e outras dependências do próprio Caraça, bem como em fontes externas, localizadas dentro e fora de Minas Gerais.
A partir das informações obtidas, a equipe produzirá um minucioso dossiê detalhando a importância histórica, cultural e documental do santuário. O relatório será avaliado pelo Comitê Consultivo Internacional da Unesco, divisão formada por 14 especialistas e baseada na sede do órgão executivo da ONU, em Paris.
O Santuário na tela
O longa-metragem sobre o Santuário do Caraça será realizado em parceria com a Iluri Filmes, responsável pela produção, direção e execução da obra. Durante a reunião, a produtora de cinema apresentou o projeto do filme, que buscará retratar de forma lúdica e criativa a importância histórica e cultural do Caraça, destacando alguns dos momentos e personagens mais significativos desses 250 anos.
A Iluri Filmes já está trabalhando na pesquisa para o desenvolvimento do roteiro. Além disso, a produtora está realizando inscrição do projeto audiovisual nos diversos editais de leis de incentivo à cultura. Fonte: Governo de Minas.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui