Comerciantes se reúnem com agentes de segurança pública para debaterem sobre o aumento de furtos á lojas em Mariana

    Encontro ocorre após os furtos ocorridos em lojas do centro nas últimas semanas

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

                Na última quarta-feira, 7 de agosto de 2024, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (Aciam) realizou uma reunião para discutir medidas para combater a crescente onda de furtos nas lojas do centro da cidade. O evento reuniu mais de 20 empresários locais, além de representantes da Guarda Municipal, das Polícias Militar e Civil e da Secretaria de Segurança Pública.

    Um comerciante expressou sua frustração com a ausência de policiamento noturno: “A ousadia deles (criminosos) está muito grande. De quinta para sexta-feira, meu alarme soou. Na minha loja, preciso manter um estoque alto na vitrine. Se entrarem, só na vitrine, levam um valor muito alto. .

    Os relatos dos comerciantes presentes no encontro foram carregados de preocupação e frustração. Um deles compartilhou a angústia de três tentativas de furto em sua loja: “De quinta para sexta-feira, meu alarme soou. A pessoa tentou bastante, mas desistiu por algum motivo, apesar de ter conseguido abrir o telhado. Quando foi de domingo para segunda-feira, ele fez o mesmo. Quando fui furtado, tomei um prejuízo de quase R$ 70 mil”.

    Os comerciantes sugeriram que a responsabilidade pela segurança pública deveria ser mais bem gerida pelo poder público e que leis municipais precisavam ser ajustadas para melhor proteger os negócios locais. “Precisamos dizer às pessoas que Mariana não é terra de ninguém”, afirmou um deles. Outra preocupação foi a segurança dos funcionários: “Tenho medo pelas minhas funcionárias que estão lá. Tem pessoas rondando as lojas o tempo todo”.      

    A secretária de Segurança Pública, Capitã Marta Guido, afirmou os problemas relatados pelos empresários não são “novidade”, pois aqueles que cometem crimes no município já são conhecidos dos agentes de segurança. “Sobre os furtos que acontecem, quando vejo as filmagens, falei ‘não precisa ser perito para saber quem é essa pessoa’. Assim que foi solto, eu disse, ‘vai estar furtando de novo em 15 dias’. Porque foi o mesmo de dois anos atrás”, declarou.

    Guido apontou a falta de investimento na Segurança Pública como um agravante da situação: “De 2019 para cá, não vejo investimento nenhum na Segurança Pública. Muito pelo contrário. Vejo sargentos e policiais bons que são obrigados a se retirarem, porque os salários não são bons”. Ela ainda afirmou que acredita que a construção de políticas públicas para se ter policiais e guardas motivados e bem preparados é uma forma de melhorar a segurança da cidade.

    Representante da Polícia Militar, o Tenente Vieira, fez recomendações para os comerciantes se protegerem dos riscos de furtos e assaltos. “Caso você perceba alguém suspeito, repare nas vestimentas e precisamos que vocês liguem 190. Se suspeitou de algo, viu alguém com aquele comportamento, já disca. Você sabe quem são seus clientes, e sabe quando alguém está olhando o comportamento do seu estabelecimento para voltar depois”, sugeriu.

    O Tenente Vieira ainda solicita que os proprietários de comércios não deixem dinheiros nos caixas durante a noite: “Peço encarecidamente que não deixem dinheiro nos caixas. Às vezes é um espaço de tempo muito curto, mas da noite para o dia, todo o dinheiro do caixa pode ser levado. Temos a obrigação de atuar, mas não somos onipresentes”.          

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui