Por: João Piffer, CEO e fundador da PróRir
A famosa frase é de autoria do grande psicólogo humanista Abraham Maslow. Lembro do meu pai falando-a pra mim, quando eu ainda era bem novo, principalmente ao me mandar estudar todas as matérias, apesar da minha aptidão especial em algumas. Ele sempre a repetia com o intuito de eu não ficar refém da falta de oportunidades na vida e, principalmente, das relacionadas à escolha da carreira no vestibular.
Quando me formei em odontologia e ali, na sala de aula, decidi empreender, lembrei que essa frase seria útil na forma como eu conduziria a minha trajetória empreendedora. Em síntese, ela quer dizer que quando você só pensa de um determinado jeito, tende a ver e resolver as coisas por apenas uma perspectiva. Se na vida não é assim que funciona, muito menos no empreendedorismo, que exige resiliência o tempo todo.
Eu considero empreender uma soft skill. É claro que as soft skills também podem ser ensinadas, treinadas e desenvolvidas, mas esse é um processo muito mais demorado. Contudo, a odontologia exige isso dos seus profissionais, visto que a maioria deseja ter seu próprio consultório ou clínica. Assim, quando esse momento chega, o dentista muitas vezes fica desnorteado, tendo que acreditar 100% no que é dito por outros prestadores de serviços, como contadores e advogados, sem nem mesmo conseguir formular as melhores perguntas para estes profissionais.
A faculdade me deu os conhecimentos necessários no que tange a parte técnica da odontologia, contudo foi necessário apanhar bastante do mercado e da vida real em outras questões. O empreendedorismo é um caminho natural para o dentista, então seria muito proveitoso se existissem matérias na grade curricular que tornassem menos desconfortável para o recém formado analisar, por exemplo, um ponto comercial, um contrato de locação ou até mesmo a abertura de um CNPJ. Além disso, num mundo completamente digital como o nosso, noções de marketing relacionadas às principais redes sociais seria essencial também.
Sem essa base, a consequência mais comum de abrir uma clínica é o retorno financeiro bem abaixo do que a profissão pode oferecer. E daí vem a sensação de arrependimento dos profissionais formados há mais tempo por se sentirem estagnados em relação aos seus ganhos.
A opção para muitos acaba sendo gastar altos volumes financeiros em especialização ou pós-graduação, contudo, mesmo após mais esses anos de estudos, voltam a trabalhar para clínicas e seguem insatisfeitos financeiramente, quando o melhor caminho seria investir esse dinheiro no próprio negócio e franchising é uma porta de entrada, pois são negócios validados, no qual o franqueado recebe todo o know how, suporte, além de ter um nome forte e conhecido no mercado, encurtando o caminho do sucesso.
O caminho para tornar um profissional da área da saúde em um empreendedor de sucesso poderia, sim, começar na sala da aula, com a inclusão de disciplinas na grade curricular direcionadas a esse objetivo, mas enquanto esse mindset não muda, devemos usar o martelo para solucionar problemas que vão muito além dos pregos.
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