Câmara de Mariana inaugura exposição “Nos Trilhos do Tempo”

    Mostra apresenta linha do tempo com as histórias da primeira Casa Legislativa de Minas Gerais

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

                Na tarde da última quinta-feira, 15 de agosto de 2024, a Câmara Municipal de Mariana inaugurou a versão definitiva da exposição “Nos Trilhos do Tempo”, que abriga uma estrutura cenográfica e audiovisual que apresenta momentos marcantes dos 313 anos da mais antiga Casa de Leis de Minas Gerais.

                A instalação, idealizada pela Associação de Cultura Gerais (ACG), foi projetada pelo arquiteto Alexandre Rousset, pela designer gráfica Paola Menezes e pelo cineasta Marcelo Belém. O objetivo da mostra é estabelecer um registro afetivo, inovador e criativo que honrasse a história da Casa Legislativa e valorizasse os personagens que passaram pelo histórico prédio.

    Desenvolvida a partir de pesquisa histórica, a instalação cenográfica conta com textos, elementos gráficos e audiovisuais que simulam uma viagem no tempo. A linha do tempo começa em 1665 (descoberta do ouro, formação do Arraial de Nossa Senhora do Carmo e termina em 2023 (na restauração do prédio, e destaca momentos como a construção da Casa de Câmara e Cadeia (1798), a Independência do Brasil (1822) e a chegada da luz elétrica à Mariana (1910).

    Além da instalação já exposta, a mostra ainda receberá uma nova atração após o período eleitoral (24 de outubro), na qual será exibida série de filmes de curta-metragem criada a partir dos depoimentos de convidados sobre personalidades e fatos que marcaram a trajetória da Câmara Municipal ao longo de 313 anos. No total, foram entrevistadas mais de 30 pessoas que tiveram ou ainda têm suas vidas intimamente ligadas à Casa Legislativa.

    Durante a cerimônia de inauguração, o cineasta Marcelo Belém destacou a importância cultural da exposição: “Nem só de economia vive uma nação. Cultura também é motor de desenvolvimento. No tempo da Câmara de Mariana, passado, presente e futuro se confundem, e essa exposição é para marcar memória. A memória da Câmara tem importância para todo o Brasil. A Câmara de Mariana é um museu vivo e o único caso em todo o Brasil de instituição pública do período colonial que ocupa o mesmo prédio desde sua construção”.

    O arquiteto Alexandre Rousset enfatizou a delicadeza do trabalho cenográfico: “Tivemos um zelo extremo para garantir que nenhum elemento comprometesse a estrutura do prédio. Simbolicamente, o espaço ganha nova vida e vibração, tornando-se um ambiente de partilha, onde todos podem experimentar um recorte importante da história de Mariana, que também fala sobre a história de Minas Gerais e do Brasil.”

    A designer gráfica Paola Menezes comentou sobre a importância histórica do prédio da Casa de Câmara e Cadeia, percebida pela movimentação de público no espaço. “Uma das coisas que mais me impressionou durante nossas visitas à Câmara foi a quantidade de pessoas que visitam o prédio diariamente. É gratificante estar aqui, em um lugar que posiciona a cidade no estado e o estado no país”, declarou.

                Marianenses e turistas podem visitar a nova exposição todos os dias das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui