Festa de Nossa Senhora da Glória reúne devotos em Passagem

    Procissão e tapetes devocionais são destaques de mais um ano da celebração

    Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves

    No último domingo, 18 de agosto de 2024, a Festa de Nossa Senhora da Glória aconteceu em Passagem de Mariana, e se estendeu por todo o distrito. Reunindo um grande número de fiéis, a celebração foi marcada principalmente pela procissão, que saiu da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória, e pelos tapetes devocionais que enfeitaram as ruas do distrito.

    A homenagem à padroeira é um dos eventos mais importantes do calendário religioso de Passagem. Nossa Senhora da Glória é celebrada no dia 15, e a festa ocorre no terceiro domingo de agosto. Ao longo dos anos, a celebração atrai cada vez mais pessoas, que passam a também fazer parte das atividades festivas, como a confecção dos tapetes.

    Feitos em diversos estilos e com materiais variados, como pó de serra e tinta corante, os tapetes decoram as ruas em diversos estilos, com cada morador adicionando seu toque pessoal. Maria Ângela Moreira, que participa da ação há décadas, relembra como iniciou suas contribuições na Rua do Comércio (atual Eugênio Eduardo Rapallo).

    “Eu fui moradora da Rua do Comércio há muitos anos, e só existiam esses tapetes na Rua da Praia. Eu e mais um grupo de adolescentes e jovens começamos a fazê-los lá na Rua do Comércio. Não me lembro em que ano me mudei, mas continuei fazendo os tapetes na Rua do Comércio por quatro anos”, relembra Maria Ângela.

    Após se mudar para a Rua Dom Veloso, ela passou a fazê-los no novo local: “Eu creio que não existia isso aqui. Me lembro de fazer tapetes aqui nos anos noventa, em 1991, no cinquentenário da paróquia. No começo, eram enfeites mais simples, e depois, fomos aprimorando”. Ao longo dos anos, os tapetes devocionais se tornaram cada vez mais elaborados, com mais variações de desenhos e cores.

    Para Maria Ângela, a confecção dos tapetes vai além de uma demonstração de fé, fortalecendo também os laços da comunidade. “Reunimos a família e os vizinhos, é uma oportunidade de nos encontrarmos. Acredito que já estamos na terceira geração de fazer tapetes aqui”, conta.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui