Representantes da Unesco realizam segunda visita ao distrito criativo de Passagem de Mariana

    Durante a abertura da visitação, Osquindô e IFMG assinaram termo para desenvolvimento de atividades na comunidade
    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani


    Nessa quarta-feira, 21 de agosto de 2024, representantes da Cátedra Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco) em Economia Criativa e Políticas Públicas realiza visitaram Passagem de Mariana para discutir a continuidade das atividades do distrito criativo. O grupo retornou à comunidade um ano após a primeira visita para conferir o desenvolvimento das atividades criativas no distrito.
    Antônio Caeiro (Toninho), um dos responsáveis pelo projeto “Passagem: Distrito Criativo”, destacou a importância desta nova etapa: “A Cátedra está completando um ano do primeiro ciclo de visitas. Então, a gente vai conversar sobre pontos de crescimento na área de infraestrutura, na área de desenvolvimento de projetos. Estivemos nesse primeiro ano muito voltados para a construção (do distrito criativo), e agora estamos começando a colher os frutos”.


    Durante a abertura da visitação, Toninho apresentou as atividades desenvolvidas no Distrito Criativo ao longo do último ano. Ele lembrou da inauguração da Casa Brincante e do espaço gastronômico Quintal da Núria, além da reinauguração do Espaço Lunática e as melhorias realizadas na sede da Escola de Samba e do Bloco Boqueirão.


    Entre as outras atividades desenvolvidas estão o projeto de Marketing e Sinalização do Distrito Criativo e a realização de três edições do “Sabadinho na Passagem”, que tem acontecido todos os meses na comunidade e sempre homenageando uma personalidade local. Outro ponto destacado foi a elaboração do Programa “Nossa Passagem” de Educação Patrimonial e Ambiental,
    Presente virtualmente, o coordenador do projeto junto à Unesco, o professor Magnus Emmendoerfer, enfatizou o impacto positivo da economia criativa na comunidade: “É importante destacar que esperamos que haja um crescimento e aprimoramento dessa iniciativa. Precisamos promover a prosperidade e o bem-estar nesse distrito, principalmente para os residentes, mas sem se esquecer do que movimenta esse turismo regional”.
    Assinatura do Protocolo de Intenções com o IFMG
    Durante o evento, foi assinado um protocolo de intenções entre o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e o Clube Osquindô, representando o Distrito Criativo Passagem. Toninho Caeiro explicou que essa parceria permitirá o desenvolvimento de cursos e formações técnicas, fortalecendo as atividades já existentes na comunidade.


    O diretor-geral do IFMG, Reginato Fernandes, também destacou a importância da extensão comunitária: “Precisamos trabalhar muito na busca de parceiros para extensão. Entendemos que ela consegue impactar melhor em vários aspectos, e atingir quem precisamos. O IFMG de Ouro Preto é muito de Mariana também, boa parte dos nossos alunos e servidores são daqui. E Passagem tem essa natureza diferenciada do empreendedorismo e da criatividade”, declarou.


    O professor do curso de Geografia do IFMG e morador do distrito de Passagem de Mariana, Pedro Peixe, celebrou a nova parceria: “Como morador de Passagem e professor do instituto digo ser uma felicidade imensa formar essa parceria que já poderia ter sido estabelecida há tantos anos. Para conseguirmos colocar toda a nossa comunidade dentro do IF, o primeiro passo é fazer com que o IF esteja dentro da comunidade”, disse.


    O distrito criativo
    Passagem de Mariana foi reconhecida como Distrito Criativo em 2022, a partir da criação da lei municipal n.º 3.570. Ela estabelece a governança do distrito por meio de um conselho composto por entidades locais e representantes do poder público. Além de criar o Distrito Criativo, a legislação institui o Programa de Valorização do Patrimônio Cultural e o Programa Estratégico de Desenvolvimento Socioeconômico, que buscam zelar pelos bens culturais e criativos do distrito.