Simbologia: A cruz de Nero a “verdadeira” paz sem Cristo

    Por: Rozemberg A Teixeira

    Hoje conhecido como signo do movimento hippie, a imagem foi originalmente por Gerald Holtom para representar uma marcha a favor do desarmamento nuclear. Ela uniria duas marcas de comunicação no trânsito: “N” (de nuclear); e “D” (de desarmamento); o círculo representaria o planeta Terra.A ideia também era dar a impressão de um homem em desespero com os braços estendidos. O sucesso da criação de Holtom foi tão grande, que a imagem espalhou pelo mundo representando vários movimentos a favor da paz (Guerra contra o Vietnã; Apartheid na África do Sul). No entanto, muitas outras pessoas veem nessa mesma imagem algo ruim, algo “satânico”. Segundo eles, seria um símbolo criado a partir de uma zombaria do Imperador Romano Nero com relação à cruz cristã. Seu formato de “pé de galinha” lembra a cruz na qual São Pedro, fundador da Igreja Católica, foi crucificado de cabeça para baixo. Dessa mesma forma, essas pessoas veem com maus olhos o movimento hippie, todas as lutas associadas a esse símbolo, incluindo o movimento Nova Era de pessoas que buscavam por experiências espirituais mais livres e desinstitucionalizadas. Nas runas, um jogo de letras escandinavas antigas, o símbolo representa Yr. A runa Yr representa mudança e passagem no ciclo da vida e morte. De acordo com as crenças nórdicas antigas, a morte não era o fim, mas sim uma passagem para um novo estágio ou nova vida. Morrer em batalha era especialmente honrado, mas a batalha pode ser tanto física quanto espiritual.

    Imperador Nero

    Pintura representando Imperador Nero – Wikimedia Commons

        O cruel Imperador Nero foi o idealizador desse modelo de cruz como forma de zombaria a cruz que Jesus Cristo foi crucificado, a cruz seria invertida e possuiria os dois “braços” quebrados e uma ponta da qual seria colocada no chão de forma que ficaria ao contrário. Nero acreditava que havia dizimado os cristãos e a cruz invertida simboliza a derrota do cristianismo. Ele a chamava de “sinal do cristão quebrado”.

     É uma cruz de cabeça para baixo, também chamada de “pé-de-galinha”. Simboliza a “verdadeira” paz sem Cristo. O pé-de-galinha é uma cruz com os braços quebrados e caídos. O círculo representa o inferno. Na década de 60 foi usada pelos hippies; também foi símbolo de ecologia no mundo, pois representa uma árvore de cabeça para baixo. É um símbolo usado também pelos satanistas. Afirmam que a haste quebrada para baixo representa a princípio a derrota do cristianismo. Foi na idade média que esse símbolo passou a ter vínculo com satanás. Um ator britânico B.R, usou como símbolo da paz no final da década de 50 e o movimento hippies também usavam na década de 60. Hoje é usado pelos grupos de rock, heavy metal e black metal, e logicamente pelos satanistas, que também inserem em seus produtos, pois é consagrado a satanás, o qual segundo eles quando o símbolo está no produto, sua venda é “estupenda”.

         Analisemos a Palavra de Deus:

    Lucas 4.5-7

         E, elevando-o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo.

    Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.

        Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua.

    Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto.

       Satanás ao tentar Jesus, ofereceu-lhe toda a glória dos reinos do mundo, então disse: pois ela me foi entregue. Quem entregou a satanás – foi Adão quando pecou, Deus havia dado para Adão (Gn 1.26). Quando pecou, Adão entregou para satanás, o qual pelo pecado teve a liberdade de agir livremente para efetuar suas obras de destruição (João 10.10a). A Bíblia diz que o mundo inteiro jaz maligno (1 João 5.19).

       Então querido leitor, tem muita coisa que não sabemos, mas Deus nos revela pelo Espírito Santo, a maioria dos produtos, marcas, desenhos, símbolos são consagrados a satanás, que em troca faz com que os produtos vendam, fiquem famosos e que as “massas” adorem tais produtos.

       Em contrapartida nos locais onde são inseridos tais símbolos, satanás tem liberdade de agir, continuar suas obras de destruição.

    Fontes de pesquisa:

    https://www.dicionariodesimbolos.com.br/cruz-pe-de-galinha/

    https://mcdmadrugadacomdeus.blogspot.com

    https://runashelena.weebly.com/–seacutetimo-ano.html

    protagonismoliterario.com.br

    aventurasnahistoria.com.br

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui