Melhorias para campus da UFOP e subdistritos são discutidas na Câmara de Ouro Preto

    Vereadores destacam demandas da comunidade universitária e rural em reunião ordinária

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

                Na última terça-feira, 24 de setembro de 2024, durante a 59ª Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto, os vereadores apresentaram propostas de melhorias para o município. As demandas têm como foco o campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e subdistritos da região, como Maracujá e Coelhos.

                O vereador Renato Zoroastro (PSDB) destacou a necessidade de intervenções no entorno do campus da UFOP. A Indicação 282/2024, de sua autoria, solicita ao Executivo municipal melhorias na limpeza das vias próximas à Vila Operária, além da pintura de faixas de pedestres. Segundo Zoroastro, os próprios estudantes realizam essas manutenções durante os períodos festivos, como no feriado de 21 de abril e nas celebrações do dia 2 de outubro.

    “Eu estive presente em uma reunião no campus universitário da UFOP, junto com vários representantes das repúblicas. Eles nos solicitaram melhorias, principalmente em relação à limpeza da via que vai para a Vila Operária e à pintura de faixa de pedestres. É importante que o Executivo atenda essas demandas, pois o distanciamento entre a Universidade e a cidade tem diminuído nos últimos anos, graças às parcerias com o Executivo,” afirmou o vereador, que também é aluno da UFOP.

    Zoroastro também destacou o estreitamento de laços entre a Universidade e o município. “Antigamente havia um distanciamento muito grande entre a UFOP e Ouro Preto, mas hoje, graças a parcerias com o Executivo, esse distanciamento tem diminuído. Precisamos explorar ainda mais essas oportunidades, promovendo projetos que beneficiem tanto os estudantes quanto a comunidade”, concluiu o vereador.

    Já a Representação 207/2024, apresentada pela vereadora Lilian França, foi direcionada à concessionária Saneouro, para solicitar melhorias nos reservatórios de água dos distritos de Coelhos e Maracujá, além da instalação de um poço artesiano para atender à região do Vale do Tropeiro. “Os moradores dessas áreas enfrentam sérios problemas de abastecimento, especialmente em períodos de seca. A situação é crítica, principalmente no Vale do Tropeiro, onde não há sistema de encanamento”, afirmou.

    Na representação, Lilian França enfatizou a importância do acesso à água como um direito humano fundamental. “A água é um direito humano básico, reconhecido pela ONU. Não podemos permitir que essas comunidades continuem sofrendo com a falta de abastecimento adequado”, destacou. Ela reforçou a necessidade de ações urgentes da empresa para garantir que os moradores tenham acesso regular à água potável.

                Além disso, foi aprovado o Projeto de Lei 725/2024, de autoria do vereador Luciano Barbosa, que nomeia a Escadaria Joaquim Wenceslau da Costa, no bairro Caminho da Fábrica, homenageando um antigo morador ouro-pretano. “Queria agradecer aos vereadores por atenderem nosso projeto. Parece ser uma simples homenagem, mas Joaquim foi um dos primeiros moradores do Santa Cruz”, declarou o parlamentar.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui