O Governo de Minas e a Prefeitura de Ouro Pretro decretaram luto oficial pelos acidentes aéreos, uma queda de um avião em São Bartolomeu e a queda de um helicóptero envolvido na busca do avião. Foram no total sete vítimas fatais com os dois acidentes.
Leia as notas da Prefeitura de Ouro Preto e Gov de Minas:
Comunicado emitido pelo Governo de Minas às 11h25 deste sábado, 12 de outubro de 2024
É com profundo pesar que o Governo de Minas Gerais comunica que irá decretar luto oficial de três dias em razão de trágico acidente ocorrido em Ouro Preto, na região Central do Estado, que resultou na perda irreparável de quatro militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e de dois socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que dedicaram suas vidas ao serviço público e à proteção dos mineiros. No momento do acidente, os seis participavam da busca de uma aeronave monomotor que havia caído nessa sexta-feira (11/10).
A tripulação da aeronave era integrada pelo capitão Wilker, tenente Victor, sargento Wellerson, sargento Gabriel, médico Rodrigo Trindade e o enfermeiro Bruno Sudário.
Neste momento de consternação, Minas Gerais se solidariza com as famílias, amigos e colegas de trabalho dessas valorosas vidas que partiram de forma abrupta. Que suas trajetórias de coragem sejam lembradas e honradas para sempre. Que o conforto e a força alcancem a todos os que foram atingidos por essa tragédia.
O Governo de Minas informa que presta todo o apoio necessário às famílias e continuará a trabalhar incansavelmente para o resgate das vítimas e apoio nas investigações.
Por meio de canais oficiais, o governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus lamentaram a trágica perda da equipe neste acidente, enquanto cumpriam nobre missão de resgate em Ouro Preto.
“Minha solidariedade e orações estão com os familiares e amigos nesse momento tão difícil”, disse o governador. “Minas em luto por três dias. Meus sentimentos às famílias. Força e oração a todos”, reforçou Professor Mateus.
Leia nota da Prefeitura de Ouro Preto :
DECRETO Nº 8.540 DE 12 DE OUTUBRO DE 2024
Decreta luto oficial no Município de Ouro Preto em razão do falecimento das vítimas dos acidentes aéreos ocorridos em 11 de outubro de 2024, na região de Ouro Preto.
O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o inciso VII do art. 93 da Lei Orgânica Municipal,
Considerando o acidente envolvendo a aeronave monomotor que caiu no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, em 11 de outubro de 2024, que resultou na morte do piloto Adriano Machado, que prestou relevantes serviços para o Município no combate aos incêndios florestais;
Considerando que, também em 11 de outubro de 2024, ocorreu a queda do helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, após atendimento na região de Ouro Preto, resultando no falecimento dos seis tripulantes: Capitão Wilker Tadeu Alves da Silva, o Tenente Victor Stehling Schirmer, o Sargento Welerson Gonçalves Filgueiros, o Sargento Gabriel Ferreira Lima Silva, o médico Marcos Rodrigo Trindade e o enfermeiro Bruno Sudário França;
DECRETA:
Art. 1º Fica decretado luto oficial em todo o Município de Ouro Preto, pelo período de 03 (três) dias, a contar da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelos falecimentos de Adriano Machado, do Capitão Wilker Tadeu Alves da Silva, do Tenente Victor Stehling Schirmer, do Sargento Welerson Gonçalves Filgueiros, do Sargento Gabriel Ferreira Lima Silva, do médico Marcos Rodrigo Trindade e do enfermeiro Bruno Sudário França, vítimas dos acidentes aéreos ocorridos em 11 de outubro de 2024, na região de Ouro Preto,
Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 12 de outubro de 2024, trezentos e treze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e quatro anos do Tombamento.
Angelo Oswaldo de Araújo Santos
Prefeito de Ouro Preto