Evento contou com palestras da professora Dr.ᵃ Cláudia Carneiro, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Secretário de Saúde de Ouro Preto, Dr. Leandro Moreira, e de Ludmila Fagundes, professora e instrutora de meditação e Nayara Rodrigues, estudante de Gestão Ambiental.
Durante o evento houve aferição de pressão arterial e glicose, além de aplicação de vacinas.
Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani
No último sábado, 19 de outubro de 2024, a Escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia, no bairro Pocinho, em Ouro Preto, recebeu o “Dia D do Outubro Rosa”, evento dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
O encontro, que reuniu mulheres da comunidade, contou com duas palestras relacionadas ao tema, aferição de pressão arterial e glicose, além de aplicação de vacinas.
A primeira palestra, focada no autocuidado e na autoestima, foi ministrada por Ludmila Fagundes e Nayara Rodrigues; a segunda, uma abordagem sobre a saúde da mulher e a importância da prevenção ao câncer, foi apresentada pela professora e farmacêutica Dr.ᵃ Cláudia Carneiro, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Ludmila Fagundes, professora e instrutora de meditação, começou a palestra abordando sua própria experiência com crises de ansiedade, que a levou a iniciar sua jornada no mundo do autocuidado há seis anos. “Eu acredito que a base de boas relações com o mundo ao nosso redor é, antes de tudo, a relação que temos conosco”, enfatizou.
Segundo ela, o autoconhecimento é um caminho essencial não só para o bem-estar individual, mas também para as mulheres poderem espalhar esse cuidado para as pessoas ao seu redor.
Nayara Rodrigues, estudante de Gestão Ambiental, complementou a fala de Ludmila com um ponto de vista pessoal e tocante sobre como o autocuidado e a autoestima impactam diretamente a vida das mulheres no dia a dia. “Estamos num ambiente de concorrência, especialmente entre mulheres, mas acredito que, se nos apoiarmos, podemos ir muito além. A maior prova de amor que podemos dar aos outros é cuidar de nós mesmas”, disse Nayara.
Durante a palestra, as duas oradoras destacaram que, embora o Outubro Rosa seja um mês de conscientização sobre o câncer de mama, o autocuidado deve ser uma prática contínua. “Cuidar da saúde mental e física o ano inteiro é a melhor forma de prevenção”, disse Ludmila, incentivando as participantes a adotarem hábitos de cuidado pessoal e a desenvolverem uma relação mais saudável com seus corpos e suas mentes.
Na segunda palestra, Dr.ᵃ Cláudia Carneiro trouxe uma abordagem técnica e informativa sobre a saúde da mulher, com foco especial na prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Professora de Citologia Clínica e chefe do Departamento de Análises Clínicas da Escola de Farmácia da Ufop, Cláudia frisou que o maior aliado das mulheres na luta contra o câncer é a informação.
“A ferramenta mais poderosa que temos é o conhecimento”, afirmou. Ela ressaltou a importância de eventos como o Outubro Rosa para disseminar informações que podem salvar vidas: “Qual a maior ferramenta para fazermos o autocuidado? A ferramenta mais potente que a gente tem é a informação. Vocês participarem aqui hoje é muito importante. Tanto o câncer de mama como o câncer de colo do útero podem ser evitados, mas precisamos falar sobre o câncer”.
Cláudia também alertou sobre os riscos da desinformação, muitas vezes impulsionada pela internet. “Vivemos na era do ‘Doutor Google’, e isso pode ser perigoso. Buscar informações em fontes erradas pode gerar mais medo do que conhecimento”, explicou, enfatizando a importância de procurar orientação médica regular e de realizar exames de rotina, como o autoexame de mama, mamografias e o Papanicolau.
Além do câncer, Dr.ᵃ Cláudia abordou outros aspectos importantes para a saúde feminina, como a relação entre obesidade e atividade física. “A constância na prática de exercícios físicos é essencial para mantermos nossos corpos saudáveis e prevenirmos doenças. É preciso incluir pequenos hábitos saudáveis no dia a dia, e um deles é realizar o autoexame de mama, mas sem esquecer de ir ao médico ao menos uma vez por ano para exames mais completos”, aconselhou.
Ela explicou que o autoexame é uma ferramenta valiosa, mas não substitui exames realizados por profissionais da saúde. “O autoexame nos ajuda a conhecer o nosso corpo, mas nem sempre conseguimos identificar anomalias sozinhas. Um profissional treinado pode detectar sinais que escapam ao nosso olhar”, afirmou, reforçando a importância das consultas médicas regulares.
O evento contou ainda com a presença do secretário de Saúde de Ouro Preto, Dr. Leandro Moreira, que destacou que a campanha do Outubro Rosa não se restringe apenas à prevenção do câncer de mama, mas também engloba uma série de cuidados. “O objetivo é incentivar o cuidado contínuo. Queremos que as mulheres sejam conscientizadas não só sobre o câncer de mama, mas sobre a importância de manter a saúde em dia como um todo”, disse.
Dr. Leandro também ressaltou a importância de trazer eventos como o Dia D para bairros como o Pocinho, garantindo que as informações cheguem mais perto da população. “Estamos trabalhando para promover ações que facilitem o acesso ao cuidado preventivo, garantindo que as mulheres possam realizar exames e receber orientações sem precisar sair de sua comunidade”, concluiu.
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui