A Semana de Desenvolvimento Econômico (SDE) de Mariana começa com apoio a empreendedores e expectativa de diversificação econômica

    Evento reúne autoridades e empresários para debater o fortalecimento do setor produtivo e o futuro econômico do município

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Na última quinta-feira, 24 de outubro de 2024, o Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, recebeu a abertura da terceira edição da Semana de Desenvolvimento Econômico (SDE). O evento é organizado pela Associação de Desenvolvimento Econômico e Social Integrado e Associado de Mariana (Adesiap), com apoio do Estado de Minas Gerais e da  Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (Aciam),

    Criada em 2015 pela Adesiap como uma feira de negócios, a SDE é hoje uma das principais iniciativas de fomento à economia local e regional, promovendo empreendedores e proporcionando uma plataforma de exposição de produtos e serviços para investidores, fornecedores e clientes. Com o objetivo de diversificar a economia local além da mineração, a SDE é um evento que busca fortalecer e desenvolver novos setores no mercado marianense.

    Na mesa de abertura, destacaram-se várias autoridades: Rangel Alan, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mariana, representando o prefeito; Manoel Douglas, vereador e representante da Câmara Municipal; Rodrigo de Melo, Subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo de Minas Gerais, e Roberto Guimarães, gerente de relações institucionais da Samarco, além de outros representantes de instituições de fomento econômico e parceiros empresariais, como o Sebrae e a Federaminas.

    Débora Vilela, coordenadora da Adesiap Mariana, abriu a cerimônia com palavras de entusiasmo e agradecimento: “É com muita alegria que recebemos vocês aqui. Estamos felizes em trazer para Mariana a 3ª Semana de Desenvolvimento Econômico. A Adesiap está fazendo seu papel ao fomentar a economia e mostrar que Mariana é além da mineração. Contem conosco e aproveitem a semana”. Débora ressaltou a programação com palestras e treinamentos gratuitos, visando capacitar empreendedores e proporcionar novas oportunidades de crescimento para a economia local.

    A presidente da ACIAM/CDL, Ana Cristina Mol, destacou a relevância da SDE para o desenvolvimento dos empresários locais: “Essa SDE foi estruturada com muita assertividade. Todo empresário, empreendedor e equipe que puderem participar terão uma oportunidade incrível de vendas e desenvolvimento. Isso promove o crescimento de todo o município”.

    Foco na diversificação e na sustentabilidade econômica

    Representando a Samarco, Roberto Guimarães reafirmou o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e a importância de diversificar a economia. “Sabemos o que acontece quando um município que depende da mineração tem a mineração interrompida. A Samarco entende o valor do empreendedorismo local e das cadeias produtivas além da mineração”, disse Guimarães, ressaltando a importância da disseminação de conhecimento e capacitação para fortalecer Mariana.

    Já o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo de Minas Gerais, Rodrigo Melo, reforçou a importância de um crescimento econômico que integre o setor público e privado. Em sua fala, representando o governador Romeu Zema, destacou: “Fortalecer e reforçar a união entre setores é essencial para gerar mais renda e emprego, trazendo mais desenvolvimento para a cidade. Valorizem essa oportunidade, pois muitas cidades também desejam ter uma SDE. Este é um momento de aprendizado e troca de experiências”.

    Rangel Alan, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mariana, pontuou que, embora este tenha sido um ano desafiador para a gestão pública, a cidade está avançando em suas iniciativas econômicas, como a criação do distrito empresarial. “Esse ano representou muitos desafios, mas nossa secretaria ganhou robustez. Conquistamos serviços importantes para a população, e no dia 16 de setembro foi feita a licitação para o distrito empresarial. Esperamos começar as obras ainda este ano”, afirmou.

    A SDE em Mariana segue até o final da semana com uma programação intensa de palestras, treinamentos e oportunidades de networking. Representando uma vitrine de negócios e inovação para os empreendedores locais, a SDE reafirma o compromisso da Adesiap e de seus parceiros com a diversificação econômica de Mariana, engajando o setor público, empresas e a comunidade em prol de uma economia mais sustentável e resiliente.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui