Temas discutidos incluem reestruturação do serviço de saúde em Cachoeira do Campo e reforma do Posto de Saúde do Padre Faria
Por: Hynara Versiani
Na última quinta-feira (9), a 68ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto foi marcada pela aprovação de diversas indicações relacionadas a obras e saúde. Os vereadores debateram e aprovaram projetos que visam melhorar a qualidade de vida da população em diferentes bairros da cidade.
Uma das principais demandas apresentadas pelos vereadores foi a necessidade de reparos em diversas áreas da cidade. O vereador Zé do Binga destaca a importância de realizar a operação tapa-buraco na escadaria da Travessa 21 de Abril, no bairro Vila Aparecida, devido ao risco de acidentes.
Ele ressalta que o estado atual do lugar coloca pessoas em risco: “Foi pavoroso ver lá um buraco tapado com tábuas, colocando as pessoas sob risco de um acidente grave. É um bairro importantíssimo, com muitos idosos e muitas mães de família, no centro da cidade”.
Já o vereador Júlio Gori cobra mais transparência da Secretaria de Obras em relação às obras de pavimentação asfáltica realizadas em 2024. “É um verdadeiro vexame para 15 vereadores, deixarmos fechar o ano de 2024 sem que a Secretaria de Obras preste contas”, critica.
Na área da saúde, os vereadores aprovaram indicações que visam a ampliação de serviços e a melhoria da infraestrutura em diversos postos de saúde. O vereador Alessandro Sandrinho solicita a reforma do prédio do Posto de Saúde do Padre Faria, com a possibilidade de incluir uma sala de atendimento odontológico. “Vemos a demanda que o prédio do posto precisa. Ele tem uma área que dá para melhorar”, justifica.
A vereadora Lilian França, por sua vez, defende a reestruturação do serviço de saúde em Cachoeira do Campo, com a reinstalação de especialistas médicos e a implementação de novos equipamentos, como raio-x e ultrassom. “Tivemos diversas especialidades que deixaram de atender em Cachoeira do Campo e região. Elas foram deslocadas para Ouro Preto e isso não foi positivo, ficamos desprovidos”, afirma.
A vereadora explica que, antes, o distrito possuía cardiologista, angiologista, ginecologista, urologista, entre outros. Além disso, exames laboratoriais eram feitos dentro da comunidade, para que não fosse necessário deslocamento da região de Cachoeira do Campo até Ouro Preto.
Os vereadores também discutiram a importância da parceria com a Santa Casa de Ouro Preto. O vereador Naércio Ferreira propõe a disponibilização gratuita de internet para todos os usuários do SUS na Santa Casa, como forma de inclusão digital e social. O vereador Vantuir da Silva se compromete a destinar sua emenda impositiva para cobrir esse custo.
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui