Gabinete Itinerante da Educação visita Escola Municipal de Passagem de Mariana

    Programa busca avaliar condições de ensino nas instituições municipais

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Na última quinta-feira, 14 de novembro de 2024, a Escola Municipal de Passagem de Mariana recebeu a visita da Secretária de Educação de Mariana, Cláudia Arantes, como parte do programa Gabinete Itinerante. Implementado pela secretaria, o programa leva a gestora a escolas municipais uma ou duas vezes por semana, com o objetivo de acompanhar de perto as condições da estrutura física, merenda, presença de profissionais e outras necessidades diárias das instituições de ensino.

    “Desde que assumi a Secretaria de Educação, meu objetivo foi fazer uma gestão democrática e participativa,” afirmou Cláudia. Ela explica que o Gabinete Itinerante surgiu dessa intenção de proximidade com as escolas: “Tiro um ou dois dias na semana para passar o dia nas escolas. Converso com professores, funcionários e verifico, por exemplo, a qualidade da merenda e a disponibilidade de materiais.” Segundo a secretária, o programa tem ajudado a identificar e resolver questões importantes em várias instituições.

    A Escola Municipal de Passagem de Mariana, que recentemente alcançou um IDEB de 6.2, foi o destino mais recente do Gabinete Itinerante. Cláudia destacou a organização da instituição e o engajamento da comunidade. A escola é reconhecida pelo acompanhamento pedagógico e, em 2025, receberá um novo prédio, fruto de um investimento da gestão municipal.

    Durante a visita, Cláudia avaliou a infraestrutura e a merenda e dialogou com o pedagogo Heuler Araújo, que ressaltou a importância do acompanhamento pedagógico e discutiu propostas de melhoria. Uma das sugestões foi a criação de oficinas no intervalo das atividades de tempo integral, que poderiam incluir contação de histórias e música, promovendo uma experiência mais completa para os alunos.

    Outro ponto discutido foi a inclusão do ensino de inglês na escola. De acordo com Heuler, uma abordagem mais estruturada e com materiais específicos seria ideal para melhorar o aprendizado nessa disciplina. “A questão do inglês. Se houver uma rede de inglês específica, com um professor que chegue com um material específico e pronto, seria bom. Poderíamos investir em um contrato desse tipo,” sugeriu.

    A escola também conta com uma sala de recursos para alunos com necessidades especiais, onde recebem atendimento individualizado com um professor. Segundo Cláudia, a demanda por esse atendimento vem crescendo, e todos os horários estão quase totalmente preenchidos.

    A questão dos materiais e merenda também foi observada. Desde que o município passou a receber recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), os materiais escolares básicos têm sido atendidos, e a merenda foi elogiada pelos alunos. Atualmente, a escola não enfrenta falta de professores, embora, em casos específicos, ausências possam ocorrer por motivos de saúde.

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