Projeto Vem Brincar com a Gente faz sucesso com as crianças em Ouro Preto

    Apesar de chuva e falta de recursos, Projeto Vem Brincar com a Gente faz sucesso com crianças em Ouro Preto

    Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves

    O último sábado, 23 de novembro de 2024, foi marcado por um evento que uniu diversão e aprendizado no bairro Nossa Senhora do Carmo, ou “Pocinho”, em Ouro Preto. A 3ª edição do projeto “Vem Brincar com a Gente” proporcionou uma tarde de atividades para crianças e famílias, com destaque para a oficina de filtragem de água promovida pelo projeto “Rota da Água Sustentável – Filtros do Futuro”.

    A idealizadora do projeto, Elisângela de Jesus, ressalta a importância de resgatar as brincadeiras tradicionais e tirar as crianças das telas. “A ideia é trazer a criançada para a rua mesmo, e resgatar essas brincadeiras antigas que muitos nem conhecem. Pintura, peteca, pular corda”, afirma.

    Ela destaca o fato de as crianças confeccionarem os próprios brinquedos, além dos itens do evento. “Nessa questão da arte, a decoração da festa é feita por elas, a gente usa material reciclado, como caixas de papelão, sobras de papel de presente, e eles mesmos produzem a decoração”, conta.

    A parceria com o projeto Filtros do Futuro, coordenado pelos estudantes Leandro Mascarenhas, Angelo Lucas e Marco Túlio, trouxe uma nova dimensão ao evento. Através de experimentos com montagens simples e didáticas de filtros, a equipe demonstra a importância da água limpa e apresentou soluções sustentáveis para a filtragem.

    Angelo relembra que conheceu Elisângela em um desafio do qual participaram juntos: “Ela tinha um trabalho com crianças em escolas, e eu estava desenvolvendo meu projeto de filtros. Mantivemos contato, e ela me convidou para este evento”. Ele revela que junto a Leandro e Marco Túlio, montou um sistema simples de filtro com garrafa PET, para demonstrar a importância de filtrar a água.

    “Filtrar água é fundamental, especialmente para a saúde das crianças em fase de desenvolvimento”, diz Angelo. Ele e Leandro destacam a importância de levar o conhecimento científico para a comunidade e despertar o interesse das crianças pela ciência.

    “É essencial romper as barreiras que isolam a universidade e expandir os projetos para gerar impacto prático. Quando as crianças veem algo acontecendo, ficam mais interessadas e motivadas. Nosso objetivo é criar esse vínculo e contribuir de maneira significativa”, comenta Angelo, reforçando a importância da universidade interagir com a sociedade.

    Leandro ressalta que o grupo está integrando o uso de painéis solares, que geram energia para bombear a água de fontes mais distantes, como riachos afastados das sedes, entre outras coisas. “Buscamos soluções que reduzam a pegada de carbono, evitando materiais como o isopor. Por enquanto, o projeto está em desenvolvimento”, afirma.

    Desafios do Projeto Vem Brincar com a Gente

    A falta de recursos financeiros e um espaço coberto são desafios que precisam ser superados para que o Vem Brincar com a Gente possa crescer e alcançar mais crianças. “Nosso projeto não é registrado, então, a gente não consegue nenhuma verba do governo nem nada. E a gente conta com doações de amigos”, revela Elisângela.

    A organizadora diz ser gratificante saber que é possível contar com as famílias locais. “A produção é feita por todos, cada um doando o que pode, mas com muito carinho. A quadra não ser coberta é a maior dificuldade hoje, porque a gente nunca sabe como vai estar o tempo.” Durante sua 3ª edição, em determinados momentos, a equipe enfrentou uma chuva forte que gerou algumas dificuldades.

    Em junho deste ano, a quadra do Pocinho foi reformada, fazendo com que não seja mais necessário colocar proteções para que as crianças não se machuquem. “A gratidão é imensa, a quadra foi reformada, o espaço está mais bonito. Mas a questão de não ter a cobertura dificulta, em parte nenhuma do bairro há um espaço coberto para fazer eventos com as crianças”, lamenta Elisângela.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui