Prevenção: Prefeitura de Santa Bárbara realiza mutirão de combate ao caramujo africano na cidade

    Espécie invasora se reproduz em terrenos baldios, na vegetação e pode causar doenças aos seres humanos.

    A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Saúde e do setor de Zoonoses, realizou na manhã de hoje (22), mais um mutirão de combate ao caramujo africano na cidade. A espécie, que é invasora, se reproduz em terrenos baldios e pode transmitir doenças para os seres humanos.

    A ação foi realizada em ruas do centro da cidade, Santa Mônica, Santa Terezinha e São Bernardo. O objetivo do mutirão foi identificar os locais onde estão ocorrendo a maior incidência dos caramujos e eliminá-los corretamente, evitando a sua multiplicação e a possível transmissão de doenças.

    E não para por aí!

    Nas próximas semanas, dependendo das condições climáticas, outros bairros também irão receber as ações de combate ao caramujo.

    Avistei o animal, o que faço?

    Caso aviste o animal em sua residência ou adjacências, a forma mais eficaz de exterminar é usando luvas ou saco plástico para recolher os caramujos, sempre com cuidado. Evitando o contato direto, em um saco plástico deposite os moluscos e emaga-os para eliminar.

    Outra opção é cavar uma vala, longe de poços ou cisternas, revesti-la com cal virgem e enterrar os caramujos e ovos quebrados. Isso ajuda a impermeabilizar o solo e evitar contaminações. Também é possível colocá-los em um balde com 3 litros de água e 1 litro de cloro. Deixe agir por 24 horas e, depois, descarte tudo em sacos de lixo.

    Além disso, você pode colocar em um saco de lixo e entrar em contato com o setor de zoonoses que recolhemos o animal. Você pode contatá-los pelo telefone (31) 9 9883-6377 ou pelo link: https://bit.ly/3Zh6kbu.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui