Nesta semana, foi realizada em Mariana, Minas Gerais, a formatura de 264 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), referente ao segundo semestre de 2024. O evento, promovido pelo 52º Batalhão da Polícia Militar, contou com a presença de autoridades locais, familiares e representantes das escolas participantes.
Estiveram presentes na solenidade a vereadora e vice-prefeita eleita Sônia Maria Loth Marton Azzi, a secretária de Defesa Social Maria Marta Guido (Capitã Marta), Elizabeth Araújo, representante da Secretaria Municipal de Educação, Gabrielle Gonçalves Rola, diretora do Centro de Educação Municipal Padre Avelar (CEMPA), Pedro Souza, representante dos pais dos alunos, Tenente Tito, representante da Igreja Assembleia de Deus em Mariana, além de diretoras e representantes das escolas envolvidas: Escola Estadual Doutor Gomes Freire, Escola Municipal Passagem de Mariana e CEMPA.
Os instrutores do Proerd, Sargento Josimar e Cabo Maraísa, foram homenageados durante a cerimônia pelo trabalho desenvolvido nas escolas, que culminou na formação dos alunos. Também houve a entrega de prêmios aos estudantes que se destacaram nas redações sobre os ensinamentos do programa.
O Proerd, que já formou mais de 3 milhões de jovens em Minas Gerais, é um dos principais programas de prevenção às drogas e à violência no estado, tendo como lema “Ensinando a escolher uma vida segura e saudável”. Ministrado por policiais militares, o programa busca fortalecer a cidadania e proporcionar uma juventude mais consciente e comprometida com valores que afastam o envolvimento com drogas.
A formatura foi marcada por apresentações, juramentos e pela tradicional Canção do Proerd, selando o compromisso dos formandos com uma vida saudável e segura, longe das drogas e da violência.
Sobre o Proerd
Criado com base no programa norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), o Proerd foi implantado no Brasil em 1992 e é ministrado por policiais militares em escolas públicas e particulares, oferecendo uma metodologia de ensino que fortalece a prevenção ao uso de drogas e à prática da violência entre crianças e adolescentes.
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