Polêmica de duas datas para celebrar a aniversário de Minas. Afinal Minas tem 304 ou 328 anos ?
Secretaria de Cultura realizou evento comemorando aniversário de Minas na data do desmembramento do Estado de Minas e São Paulo, como se fosse a criação de Minas, em 02 de dezembro. O evento foi no Palácio da Liberdade com várias atrações.
E o 16 de julho? Esse dia que é por lei o dia de Minas, isso de acordo com Constituição Mineira.
A invencionice do Secretario de Cultura do Estado, Sr. Leônidas, cria duas datas comemorativas do aniversário para Minas Gerais.
Dia de Minas é em 16 de julho viu Leônidas !
Mariana foi surpreendida com comemoração sobre o dia de Minas em dezembro ! Uai, tá errado. Não foi estabelecido por lei que o Dia de Minas, aniversário do Estado de Minas, comemora-se dia 16 de julho, aniversário de Mariana, sua primeira vila, Igreja, cidade, câmara, capital, bispado…
Uma comemoração desprovida de sentido.
O Dia de Minas foi instituído pela Constituição Mineira em 1989, no artigo 256, que o estabelece como data magna do estado. A criação da data comemorativa foi iniciativa do saudoso professor Roque Camello, que foi vereador e prefeito de Mariana.
A data desde então é comemorada em 16 de julho, no dia que Mariana também se torna capital de Minas.
Pra que inventar Sr. Leônidas ? Celebrar aniversário de Minas no dia dois de dezembro confunde a população, ainda mais com a criação do evento intitulado “Celebração dos 304 anos de Minas Gerais” .
Minas, pela constituição, tem é 328 anos ! E não 304 ! Não confunda o nosso povo !
Minas Gerais já faz aniversário dia 16 de julho de 1696, junto com a fundação de Mariana, é lei, está na Constituição de Minas, assim nosso Estado tem 328 anos e não apenas 304 !
Agora divulgar evento dos “304 anos de Minas” é confundir a população, os estudantes, a imprensa, e muitos municípios que replicaram conteúdo, criando uma Fake News de largo alcance.
Uma coisa é a data que desmembraram Minas de Ouro, Goiás e São Paulo em três Estados, pois era um Estado muito grande mesmo. Mas Minas nasceu em 1696, está na Constituição do Estado, nos livros escolares.
Não reescreva nossa história Sr. Leônidas, Secretário de Cultura e Turismo de Minas. Vossa Senhoria tem todo nosso carinho e respeito, mas não tente mudar nossa história. Parabenizamos Vossa Senhoria pelo trabalho em prol do Turismo e Cultura em nosso Estado, acompanhamos suas iniciativas, mas não queira mudar a história de nosso Estado, não queira apagar Mariana da história.
Leia por favor a informação sobre a história divulgado pelo site do Ministério Público de Minas: “Instituído em 1979 pela lei nº 561 – remontando à chegada, em 1696, da bandeira chefiada pelo coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça à região onde está a cidade de Mariana – o Dia de Minas Gerais, celebrado em 16 de julho… No Governo de Minas, inclusive, todos os anos a capital do Estado é transferida simbolicamente, no dia 16 de julho, para o município de Mariana, por meio de decreto.”
Ninguém pode ter dois aniversários, só se nasce uma vez, só se tem uma certidão.
Atenção deputados estaduais atuantes na região de Mariana, não podemos permitir que nossa história seja apagada !
Só para saber mais : o nome Vila do Carmo, que Mariana recebeu, é devido a devoção a Nossa Senhora do Carmo do rei de Portugal á época do descobrimento das primeiras pepitas de ouro. Então celebrou-se e oficializou-se no dia da padroeira do rei Pedro II de Portugal o achado. Não podemos desconsiderar que a Igreja e o Estado era uma coisa só, sendo o rei também chefe religioso, nomeava bispos, e recebia instruções do papa. A religião também era uma questão politica. Então não teria dia melhor para celebrar a descoberta do ouro do que nesta data, caindo no rei, claro, a importância de suas preces.
Portugal sempre invejou a Espanha que achou ouro nas suas colônias e Portugal nada! Demorou mais de 200 anos para Portugal encontrar ouro aos montes. E para celebrar o que foi considerado a intercessão de Nossa Senhora do Carmo, atendendo as preces de seu devoto o rei, missas, procissões, eventos foram realizados por todo Portugal.
Com a oficialização da descoberta de ouro duas coisas aconteceram :
Uma foi a criação de um Estado abrangendo a área das Minas, com capital em Mariana, chamado de Província das Minas de Ouro e São Paulo, que abrangia vasto território até Goiás, onde também foi descoberto ouro.
Outra mudança devido a novo fato econômico advindo da importância da mineração foi mudança da capital do Brasil de Salvador para Rio de Janeiro, mais perto do ouro, e onde os navios iam levar o ouro para Portugal.
Agora o desmembramento da província de Minas e São Paulo, aconteceu em 2 de dezembro de 1720, para controlar o território, surgindo assim Minas e São Paulo.
Porém São Paulo comemora seu aniversário em 22 de janeiro de 1532, data de sua fundação.
Agora aqui em Minas querem comemorar não a fundação, mas o desmembramento da Província de Minas do Ouro e São Paulo. Pra quê ?
A constituição de Minas é clara : o aniversário de Minas é em 16 de julho de 1696. Pronto. Se quer mudar a história tem que mudar a constituição.
A Secretaria de Cultura promove Fake News ao celebrar o dia de Minas em data diferente da constituição e informando número de anos errado ! Merece ação do Ministério Público para corrigir isso.
Para receber notícias do jornal O Espeto via whatsapp clique aqui
Para enviar sugestões de pauta, críticas, elogios, ou informar erro, clique aqui