O projeto ainda prevê a implantação de quatro praças de pedágio nos trechos da BR-356 e das rodovias estaduais MG-262 e MG-329.
A tarifa inicial para veículos leves será de R$ 5,59 nas praças em Nova Lima, Ouro Preto, Acaiaca e Ponte Nova. Após seis anos, os trechos duplicados, os trechos duplicados terão tarifas de R$ 7,23.
Duplicação da BR-356: benefícios e polêmicas sobre concessão e pedágios
Audiência Pública discute projeto que promete melhorias viárias e divide opiniões em Mariana
Por: João B. N. Gonçalves
Nesta quinta-feira, 19 de dezembro de 2024, o Governo do Estado de Minas Gerais promoveu no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães em Mariana, uma audiência pública, sobre a concessão do trecho da BR-356, abrangendo também as rodovias MG-262 e MG-329.
O encontro apresentou o plano de duplicação, melhorias viárias e a proposta de cobrança de pedágios, medidas que geraram expectativas e críticas.
O projeto faz parte do Lote 7 do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de Minas Gerais, abrangendo 187 quilômetros e beneficiando 11 municípios. Prevê-se um investimento total de R$ 5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões oriundos de acordos estaduais e o restante via contrato de concessão.
Segundo a Subsecretária de Concessões e Parcerias, Srta. Fernanda Alen, as obras, que incluem duplicação de 67,4 km, criação de terceiras faixas, acostamentos, contornos e correção de curvas perigosas, devem começar em 2025, após a licença ambiental.
Além das melhorias na infraestrutura, o governo promete geração de 35,7 mil empregos (7,8 mil diretos e 27,9 mil indiretos) e arrecadação de R$ 323 milhões em ISS para os municípios ao longo dos 30 anos de concessão. Com a duplicação e adequações, espera-se reduzir em 40 minutos o tempo de viagem entre Belo Horizonte e Mariana e diminuir em 40% os acidentes no trecho, atualmente marcado por vias simples e ausência de acostamentos.
O projeto também prevê atendimento 24 horas ao usuário, com ambulâncias e guinchos com prazos máximos de chegada, além de pontos de parada e sistemas de monitoramento.
Pedágios
O projeto ainda prevê a implantação de quatro praças de pedágio nos trechos da BR-356 e das rodovias estaduais MG-262 e MG-329. A tarifa inicial para veículos leves será de R$ 5,59 nas praças em Nova Lima, Ouro Preto, Acaiaca e Ponte Nova. Após seis anos, os trechos duplicados, os trechos duplicados terão tarifas de R$ 7,23.
A justificativa para a cobrança dos pedágios é a necessidade de se arcar com os custos da operação e o alto volume de investimentos necessários, que somam mais de R$ 5 bilhões.
Henrique Rezende, morador de Mariana, destacou a injustiça de os moradores pagarem por melhorias que são, em sua visão, consequência direta do aumento do tráfego provocado pela mineração na região. “Quem lucra com isso deveria arcar com os custos. Nós já pagamos a conta de tantas formas, inclusive com os impactos da mineração, e agora pagaremos pelo uso da estrada?”, questionou.
Críticas à organização
A escolha da data da audiência também gerou descontentamento. Ela coincidiu com a diplomação do prefeito Juliano Duarte e dos vereadores eleitos, o que impediu a presença de representantes do poder público local. Moradores pediram a realização de um novo encontro com maior participação das autoridades.
Outro ponto levantado foi a ausência de infraestrutura ciclo – viária no projeto. “Duplicar é essencial, mas precisamos pensar em alternativas sustentáveis, como ciclovias, para atender também outros tipos de deslocamento”, sugeriu Rezende.
Apesar das críticas, o governo estadual enfatiza que a concessão é fundamental para modernizar as rodovias, reduzir acidentes e impulsionar o turismo e a economia local. Com a abertura da consulta pública até 26 de dezembro e previsão de licitação no segundo trimestre de 2025, o projeto segue como um divisor de opiniões na região.
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