UPA 24hs é inaugurada em Mariana

    O Prefeito de Mariana Celso Cota Neto inaugurou dia 23/12/2024 a UPA 24h após dez anos de construção 

    Evento marca o encerramento da gestão Celso Cota e homenageia personalidades marianenses

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani, fotos João B. N. Gonçalves e Daniel Morelli

    Após uma década de espera, Mariana conta agora com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, parte do Complexo Integrado de Saúde. A inauguração, realizada em 23 de dezembro de 2024, reúne autoridades, familiares de homenageados e a comunidade para celebrar o marco na saúde pública do município.

    A inauguração marcou o encerramento do ciclo político do prefeito Celso Cota, que deixa a Prefeitura após quatro mandatos e uma trajetória reconhecida por obras estruturantes. “O que idealizamos há 12 anos, pensando em Mariana com uma estrutura de saúde qualificada, hoje se concretiza. Essa UPA não é apenas uma unidade de pronto atendimento, mas um centro completo de atenção à saúde”, afirma o prefeito.

    Entre os presentes no evento, estiveram autoridades como o vice-prefeito Cristiano Vilas Boas; o presidente da Câmara, Edson Agostinho (Leitão); os deputados estaduais Thiago Cota e João Magalhães; o deputado federal Padre João; o secretário de Saúde, Germano Zanforlim; e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aida Anacleto.

    Deputado Estadual Tiago Cota visitou a UPA e disse que está admirado com a qualidade das instalações

    Também participaram familiares dos homenageados que tiveram seus nomes eternizados nos espaços do complexo, incluindo o heliponto, a central de transporte sanitário e o laboratório da UPA.

    A UPA 24h, batizada em homenagem a Olímpio Pimenta Santos, dispõe de 24 leitos de observação e 6 de urgência, alas masculinas, femininas e pediátricas, além de acessibilidade total. Também conta com uma central de transporte sanitário, abastecimento farmacêutico e um heliponto. 

    Apesar da comemoração, o acesso à UPA levanta preocupações. Localizada às margens de uma rodovia movimentada, próximo ao supermercado Dara, a faixa de pedestres está apagada e carece de um semáforo, aumentando os riscos em uma área de trânsito intenso.

    Além de Olímpio Pimenta dos Santos, outros marianenses ilustres são homenageados. A Central de Transporte Sanitário leva o nome de Antônio Francisco de Araújo, enquanto a Central de Abastecimento Farmacêutico homenageia o farmacêutico Saulo de Oliveira Camêllo.

    O laboratório recebeu o nome de Eugênio Pacelli D’Angelo, o heliponto, recebeu o nome de Edson Valadares, e a travessa de acesso às ambulâncias homenageia Eduardo Bruno Moreira.

    Já a travessa de acesso ao Hospital Monsenhor Horta honra a saudosa Irmã Auxílio. 

    Dona Lúcia, filha de Tinô, expressa sua gratidão pela homenagem ao pai. “É com muita emoção que estamos aqui, participando dessa homenagem ao meu pai. Agradeço muito ao Maurício pela indicação, aos demais vereadores, ao Prefeito Celso Cota, e não poderia deixar de agradecer ao Juliano Duarte, prefeito interino, quando saiu a publicação no diário oficial. Agradeço à minha família, a emoção é muita”.

    O vice-prefeito Cristiano Vilas Boas destacou o crescimento populacional de Mariana e a importância da visão futurista do prefeito na concepção da obra. “Nossa população praticamente dobrou nesses dez anos, e essa UPA comporta tanto os moradores quanto a população flutuante. É uma referência para a região e uma das maiores obras da história recente da cidade”, afirmou.

    O secretário de Saúde, Germano Zanforlim, também ressaltou a parceria de longa data com Celso Cota. “Essa obra é o resultado de um sonho planejado há mais de 12 anos. A UPA foi estrategicamente posicionada e construída com uma estrutura completa, integrada ao hospital Monsenhor Horta, para oferecer atendimento de qualidade à população”, disse.

    Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aida Anacleto, a inauguração representa um marco para os usuários do SUS em Mariana. “Esse espaço é uma conquista do povo brasileiro e um exemplo de gestão humanizada. Convidamos todos os marianenses a cuidar desse local, pois ele é nosso”, afirmou.

    A UPA 24h Olímpio Pimenta Santos, assim como todo o Complexo Integrado de Saúde, já está em pleno funcionamento, tendo iniciado as suas atividades na véspera de Natal.