O aviso válido de fortes chuvas até segunda-feira ( 30/12/2024 ) é principalmente para áreas das regiões Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata do Estado de Minas.
A Defesa Civil de Minas Gerais permanece monitorando todo o estado devido à previsão de fortes chuvas em todas as regiões. Os últimos dias de 2024 serão de instabilidade com possibilidade de chuvas intensas, que podem ultrapassar 90 milímetros em 24 horas em áreas do Sul de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata.
De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), o cenário é resultado da presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Para domingo (29/12) e segunda-feira (30/12/2024), a previsão continua de chuva em todas as regiões do estado, novamente com acumulado pluviométrico significativo, acima de 90 milímetros em 24 horas no Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Chuvas intensas, com acumulados entre 50 e 90 milímetros, devem ocorrer nas demais regiões.
A exceção é para as porções ao norte das regiões do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, onde os volumes de chuvas podem variar entre 5 e 50 milímetros.
Diante da previsão de chuva significativa com alto potencial de provocar alagamentos, enchentes, enxurradas e inundações, é importante que todos estejam atentos e sigam as dicas de proteção da Defesa Civil:
Campanha Cadastre Aí
Os mineiros podem receber alertas meteorológicos diretamente no celular. Minas Gerais ocupa o terceiro lugar no Brasil em número de cadastrados no sistema. Para participar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199.
Em caso de alertas extremos, a Defesa Civil utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas com mensagens de texto e avisos sonoros que interrompem qualquer conteúdo na tela do aparelho, inclusive no modo silencioso, garantindo que informações críticas cheguem à população em áreas de risco com cobertura 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio.
O alerta sem o cadastro prévio é fruto de parceria com a Defesa Civil Nacional, e reforça a importância do da integração entre órgãos para fortalecer ações preventivas, salvando vidas e minimizando os impactos de desastres no Estado.
Fonte : Defesa Civil de Minas – Secom
Para receber notícias do jornal O Espeto em seu whatsapp clique aqui