Encontro de Bandas celebra os 115 anos da Sociedade Musical São Sebastião

    Uma homenagem à história e à cultura local reuniu bandas de Mariana e região em Passagem de Mariana

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Em Passagem de Mariana, a Sociedade Musical São Sebastião comemorou seus 115 anos com um encontro memorável de bandas. O evento contou com a presença de importantes grupos musicais da região, incluindo a Sociedade Musical Santa Cecília de Passagem de Mariana, Sociedade Musical São Vicente de Paulo, da Chácara, Sociedade Musical São Caetano, de Monsenhor Horta e a Corporação Musical União Itabiritense, de Itabirito.

    A Sociedade Musical São Sebastião tem uma história profundamente ligada à Mina de Ouro de Passagem. Fundada em 20 de janeiro de 1910 pela Sociedade Beneficente dos trabalhadores da mina, foi inicialmente chamada de Sociedade Musical União Operária. Sob o comando do maestro João Cavalcante, que também fundou a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a banda destacou-se pela excelência musical e dedicação à comunidade.

    Sob a regência do Maestro Daltro de Paula Novais, a Sociedade Musical São Sebastião continua a enriquecer eventos locais e a levar sua arte a diferentes localidades do Brasil. Além de suas apresentações, a banda se dedica à formação de novos músicos por meio da Escola de Música Professor Firmino Assunção, que conta atualmente com 30 alunos. Este ano, oito novos integrantes formarão a banda, reafirmando o compromisso com a formação musical e cidadã.

    Para Débora Guimarães, vice-presidente da banda, a celebração dos 115 anos representa muito mais que um marco histórico. “A banda São Sebastião é uma banda do povo. Tentamos ao máximo trazer diversidade cultural e integrar a comunidade. Este ano, por exemplo, incluímos o esporte com uma corrida. Nosso objetivo é sempre agregar e envolver pessoas de diferentes idades”, destacou.

    Débora também ressaltou o papel educador da banda. “Não é apenas sobre música. A banda ajuda a formar cidadãos, promovendo o desenvolvimento humano e social. Trabalhamos com jovens e adultos, mantendo a tradição viva graças aos mais experientes que nos inspiram”, afirmou. Ela destacou a importância de preservar a cultura local, incentivando crianças e jovens a se envolverem com a arte.   

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui