Realizado no ICHS, encontro destacou a importância do cuidado com a saúde mental
Por: Hynara Versiani
Na última quarta-feira, dia 29 de janeiro de 2025, a Prefeitura Municipal de Mariana, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou o evento “Encontro do Janeiro Branco” no Auditório Francisco Iglesias, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).
O Janeiro Branco é uma campanha nacional que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. A campanha, que foi criada em 2014, vem ganhando cada vez mais força e se espalhando por todo o país.
O encontro reuniu profissionais da área da saúde, usuários dos serviços e a comunidade em geral para discutir a importância do cuidado com a saúde mental, dando um importante passo para fortalecer a rede de atenção psicossocial do município. Se prolongando por um dia inteiro, ele contou com palestras e mesas redondas sobre diversos temas relacionados à saúde mental.
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, destacou a importância do evento e ressaltou o compromisso da nova gestão em investir na saúde mental. “Nossa gestão inicia agora, mas temos um planejamento de investir mais na saúde mental, fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), e também buscar um novo espaço de convivência para as pessoas que dependem de atendimento na saúde mental”, afirmou.
A secretária municipal de saúde, Marilene Romão Gonçalves, também se mostrou entusiasmada com o evento e com os novos desafios da gestão. “Conheço as situações, conheço as dificuldades, vamos acompanhar tudo de perto. Quero deixar bem claro para vocês que as nossas portas estão abertas. Nós, que trabalhamos na saúde, somos serenos, e vamos ser uma grande equipe juntos”, afirmou.
O coordenador da RAPS de Mariana, Jesse Catta Preta, destacou a importância do trabalho em equipe e da união de todos os envolvidos na área da saúde mental: “A gente não dá conta de nada sozinho. E mais, eu acho que a gente não tem que dar conta de nada sozinho, a gente precisa realmente se unir, entender que tudo que a gente faz é benéfico para os nossos usuários”.
A terapeuta ocupacional Tamara Leonel Arantes, coordenadora do CAPS1 de Mariana, mediou uma das mesas de trabalhos, intitulada “Cuidar da saúde mental é, antes de mais nada, um compromisso com a vida”. Ela reforçou a importância de falar sobre saúde mental e acabar com os tabus.
“Nós precisamos desmistificar muitas coisas. Uma das questões principais a pensar é acabar com esses tabus, falar sobre a doença mental, falar sobre o que incomoda a gente, falar sobre a dor psíquica é muito importante. E o Janeiro Branco vem trazendo tudo isso”, afirmou a terapeuta.
O evento contou também com a participação do Grupo Osquindô através da Palhacinha J, e na segunda mesa, “Buscar ajuda não é sinônimo de fraqueza”, a assistente Social Rita Mendes falou sobre os impactos sociais da saúde mental, e o médico-clínico geral da RAPS Mariana, Dr. Joseph Philip Coelho, abordou o estigma em relação ao uso de álcool e outras drogas.
Além disso, o atleta amador e membro da Associação Marianense dos corredores, Ricardo do Carmo Silva, dialogou sobre sobre a importância do esporte na saúde mental. Ao fim do evento, houve um momento de espaço aberto para participação do público e compartilhamento de experiências.
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui