Célia D’Angelo estreia na literatura com livro de poesias aos 86 anos

    Lançamento foi realizado na Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes

    Por: João B. N. Gonçalves e Hynara Versiani

    Mariana recebeu, no dia 15 de fevereiro de 2025, o lançamento do livro “Diálogo com o Relógio: Uma Viagem de Inspiração e Reflexão em 66 Poemas”, de Célia Hilário D’Angelo. O evento ocorreu na Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, reunindo admiradores da literatura e convidados.

    A escritora, moradora do distrito de Passagem de Mariana, lança sua primeira obra aos 86 anos. A coletânea traz 66 poemas que abordam temas como o tempo, o amor, a saudade e os desafios da vida cotidiana. Natural da região, Célia sempre cultivou o gosto pela leitura e escrita, apesar de ter estudado formalmente até o 4º ano do ensino primário.

    Sua história com a arte vem de longa data. Na juventude, participou de concursos musicais como cantora e, em 1998, teve dois de seus poemas publicados na coletânea *Seleções Poéticas*. Seu filho, Ademilson Hilário D’Angelo, reuniu suas poesias em um livro artesanal, *Poemas de Célia*, utilizado posteriormente em escolas locais como referência literária.

    Durante o evento de lançamento, a autora compartilhou emoções e lembranças sobre sua trajetória. Célia relembrou um episódio marcante da infância, quando seus primeiros versos foram descartados durante uma limpeza em sua casa. “Eu tinha sempre esse sonho e falava: ‘ah, eu ainda vou escrever um livro, eu ainda quero ser conhecida’. Mas, um dia, jogaram fora os meus versinhos, e eu fiquei muito chateada, muito revoltada”, contou.

    Apesar do desânimo inicial, Célia retomou a escrita na adolescência. “Muitas madrugadas eu perdia o sono, levantava e pegava qualquer pedaço de papel que tinha, até papel de pão servia para eu escrever”, relembrou. O incentivo da família foi fundamental para que o sonho se concretizasse. Seu filho Ademilson e seu neto decidiram enviar os poemas para uma editora, que aprovou a publicação da obra. “A mensagem de avaliação me pôs lá nas alturas. Falei com meus filhos, fechamos o contrato e o livro está aí. O sonho está realizado, estou super feliz”, celebrou a escritora.

    O presidente da Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, J. B. Donadon Leal, celebrou a chegada da escritora ao meio literário. “É com muita satisfação e alegria que acolhemos Célia nesta casa. Sua trajetória de escrita é admirável, e sua poesia certamente inspirará muitas outras pessoas”, destacou. O evento contou com uma roda de conversa, mediada pela escritora Andréia, e uma exposição com textos manuscritos e edições artesanais da autora.

    O lançamento do livro marca não apenas a realização de um desejo pessoal, mas também uma contribuição significativa para a literatura local, inspirando novas gerações a explorarem a poesia e a escrita, além de mostrar que não há idade para se realizar os sonhos.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui