
Projeto de Lei visa contar a história de ruas e edifícios públicos da cidade.
A Câmara Municipal de Itabirito aprovou, em Redação Final, o Projeto de Lei (PL) nº 20, que institui a obrigatoriedade de inserção de QR Codes nas placas de logradouro e nos prédios públicos do município. A medida visa facilitar o acesso à história das ruas e edifícios, oferecendo aos cidadãos informações detalhadas sobre a origem dos nomes desses locais, além de destacar as personalidades e eventos históricos que justificaram essas denominações.
De acordo com o projeto, os QR Codes deverão direcionar os cidadãos a conteúdos digitais com a história de cada rua ou prédio, com textos, imagens, vídeos e outros recursos multimídia. A Secretaria Municipal de Cultura será responsável pela pesquisa, redação e disponibilização dessas informações, garantindo que o conteúdo seja acessível e didático para toda a população.
O PL também estabelece que o prazo para a implementação da medida será de 12 meses, a partir da publicação da legislação. Durante esse período, o Poder Executivo ficará responsável por providenciar os recursos financeiros necessários para a execução do projeto. Além disso, a Secretaria de Cultura deverá realizar campanhas de conscientização, incentivando a população a explorar e interagir com as informações históricas oferecidas pelos QR Codes.
“Este Projeto de Lei visa unir a tecnologia à preservação da cultura e da história da cidade de Itabirito, que recentemente completou 100 anos. A inserção de QR Codes nas placas de logradouro e prédios públicos não apenas moderniza a comunicação, mas também enriquece o conhecimento dos cidadãos sobre suas raízes e a história local”, justificou o autor do Projeto de Lei, vereador Fabinho Fonseca (PSD).
O PL agora segue para sanção ou veto do prefeito. Fonte: Comunicação – Câmara Municipal de Itabirito
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui