Ouro Preto recebe ação de conscientização no Carnaval 2025 com distribuição de 300 doleiras para mulheres

    Parceria entre o Instituto Por Elas e a Prefeitura de Ouro Preto visa garantir mais segurança e autonomia para as foliãs

    Por: Vívian Chagas

    No Carnaval de Ouro Preto 2025, mulheres terão à disposição 300 doleiras gratuitas distribuídas pelo Instituto Por Elas, em uma ação voltada para garantir segurança e promover o empoderamento feminino. A distribuição será realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na bateria Efigênia Carabina, no Largo de Marília, na sexta-feira de carnaval (28), às 19h.

    As doleiras, confeccionadas a partir de jeans descartados, são produzidas pela APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) de Belo Horizonte, com o apoio de uma cooperativa de costureiras da comunidade do Jardim Teresópolis. Além de garantir a segurança das mulheres, o projeto também tem um impacto social significativo ao apoiar a ressocialização de pessoas privadas de liberdade e promover a sustentabilidade.


    “Nosso objetivo é garantir que todas as mulheres possam aproveitar a festa com tranquilidade, sem medo e com mais autonomia. Expandir essa ação para Ouro Preto, especialmente com a cidade concorrendo como cidade da economia criativa pela Unesco, é um passo importante para fortalecer espaços seguros e inclusivos para todas”, afirma Rízzia Froes, idealizadora do Instituto Por Elas.


    Rízzia também compartilha suas memórias afetivas com a cidade histórica: “O Carnaval de Ouro Preto é um dos mais tradicionais do Brasil e me traz muitas lembranças, principalmente da época de faculdade, quando participei de diversos carnavais aqui. Ampliar nossas ações para Ouro Preto sempre foi um sonho, e agora, com a cidade sendo reconhecida pela Unesco, sentimos que esse é o momento perfeito para intensificar nosso trabalho em prol da segurança e empoderamento feminino.”


    A parceria com a Prefeitura de Ouro Preto e o Bloco de Mulheres Eugênia Carabina é fundamental para levar a ação a um público ainda maior. “O Carnaval deve ser um espaço de alegria e liberdade para todas. Esta ação, que envolve a conscientização e a promoção da segurança, é um reflexo de nosso compromisso com a transformação social, criando oportunidades e redes de apoio para as mulheres em diversos contextos”, conclui Rízzia. Fonte: PMOP.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui