Houve apresentação da tropa em Brasília dos integrantes da Guarda Presidencial de Lula com uniformes antigos durante a homenagem aos pracinhas que lutaram e perderam a vida na batalha contra o Exercito de Hitler na tomada de Monte Castelo na Itália. Houve a presença do Comandante do General do Exército do Brasil General Tomas.
Em Gaggio Montano, Itália, a emocionante cerimônia pelos 80 anos da Tomada de Monte Castelo em Piemonte, ocorrida em 21 de fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial pelos pracinhas brasileiros homenageou os 451 soldados do Exército Brasileiro que deram suas vidas pela liberdade, além de 2.722 feridos e acidentados e 58 desaparecidos ou aprisionados.
No Monumento “Liberazione”, coroas de flores foram depositadas, hinos entoados e discursos reforçaram o impacto da FEB ( Força Expedicionária Brasileira) na Segunda Guerra Mundial.
Crianças de escola local, recitaram, em italiano e português, trechos de falas de “pracinhas”, destacando o sacrifício e a importância da luta pela liberdade.
Os estandartes dos grupamentos que participaram das batalhas foram expostas em frente ao Monumento que lembra a vitória em Monte Castelo.
Minas Gerais teve participação importante na Segunda Guerra Mundial através da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que enviou combatentes para a Itália.
Em São João del Rey há o Museu da Força Expedicionária Brasileira que exibe armas, documentos e trajes utilizados pelo 11º Regimento de Infantaria de São João del-Rey.
Há 43 veteranos da FEB vivos no Brasil,