80 anos da vitória da FEB em Monte Castelo é relembrada em Brasília e na Itália

    Houve apresentação da tropa em Brasília dos integrantes da Guarda Presidencial de Lula com uniformes antigos durante a homenagem aos pracinhas que lutaram e perderam a vida na batalha contra o Exercito de Hitler na tomada de Monte Castelo na Itália. Houve a presença do Comandante do General do Exército do Brasil General Tomas.

    Monte Castelo na região de Piemonte, Itália.

    Em Gaggio Montano, Itália, a emocionante cerimônia pelos 80 anos da Tomada de Monte Castelo em Piemonte, ocorrida em 21 de fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial pelos pracinhas brasileiros homenageou os 451 soldados do Exército Brasileiro que deram suas vidas pela liberdade, além de 2.722 feridos e acidentados e 58 desaparecidos ou aprisionados.

    No Monumento “Liberazione”, coroas de flores foram depositadas, hinos entoados e discursos reforçaram o impacto da FEB ( Força Expedicionária Brasileira) na Segunda Guerra Mundial.

    Crianças de escola local, recitaram, em italiano e português, trechos de falas de “pracinhas”, destacando o sacrifício e a importância da luta pela liberdade.

    Os estandartes dos grupamentos que participaram das batalhas foram expostas em frente ao Monumento que lembra a vitória em Monte Castelo.

    Minas Gerais teve participação importante na Segunda Guerra Mundial através da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que enviou combatentes para a Itália.
    Em São João del Rey há o Museu da Força Expedicionária Brasileira que exibe armas, documentos e trajes utilizados pelo 11º Regimento de Infantaria de São João del-Rey.

    Há 43 veteranos da FEB vivos no Brasil,