Invasões no Parque do Gogo : qual será o futuro do parque arqueológico do Gogo em Mariana?

    Sr. Salvador, morador do Gogo, Morro Santana em Mariana, MG, fala sobre o parque do Gogo, que é ameaçado por invasões e descaso do poder público até o momento. Para Sr. Salvador, este local representa uma parte importante de nossa história que não pode ser abandonada e esquecida: ” Vem gente de todo lado visitar aqui, por que Mariana não entende a importância do Parque do Gogo para nossa história? “

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
    E para receber notícias da nossa página no Facebook
    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui

    Depoimentos :

    Chico Prado: A criação dessa área de proteção histórico-cultural do Gogo se deu por meio do trabalho do plano diretor de Mariana em 2007. Fiz parte da equipe do plano quando as propostas foram apresentadas e aprovadas posteriormente na Câmara Municipal. É uma pena que após quase 20 anos, o poder publico nada investiu visando proteger a área com vistas a alavancar o sitio no circuito turístico local.
    Ali tem um acervo tecnológico-cultural constituído de ruinas , sarilhos, galerias de antigas minas, mundéus, ferramentas etc. que não pode se perder antes de ser mapeado, catalogado, cercado e protegido com vistas ao registro para o desenvolvimento turístico, cultural e econômico de Mariana. Além da forte invasão, fazem-se o uso de materiais das ruinas e dos recursos locais como material para as precárias construções. A deterioração local avança rapidamente modificando a paisagem impossibilitando a preservação do local. E assim o gogo vai se acabando. E pra piorar a situação do Gogo, a invasão desordenada migra encosta acima.
    Salvem o Gogo!!!!!!!

    Altino Cota: O Sr. Salvador foi brilhante e muito objetivo nesta entrevista!! Ele fala de dentro do coração e expõe suas razões com as quais concordo inteiramente.
    A cidade de Mariana precisa urgentemente de assumir a proteção do Parque do Gogo, realizando o tombamento municipal com a definição do área a ser protegida (perímetro de tombamento), dos trabalhos de manutenção é conservação do Parque. Como o sr. Salvador falou é importantíssimo que isto seja feito AGORA, sem esperar mais, o prefeito precisa solicitar o tombamento com todas as justificativas evidentes e necessárias e designar imediatamente as pessoas que irão dar início a este trabalho. A partir desse primeiro e importante passo, pode-se solicitar ao Ministério Publico para agir em defesa do patrimônio ambiental, histórico e cultural ali existente e se criar condições adequadas de visitação. As medidas de proteção devem impedir ocupações irregulares, garantir a segurança das ruínas e demais referências que existem e estabelecer parcerias com setores públicos e privados que possam contribuir para a gestão do Parque Cultural Arqueológico e Cultural do Gogo. Se necessário, coloco-me à disposição para ajudar neste processo. Tenho um grande amor pela cidade de Mariana e não posso deixar acontecer a perda de tão importante relíquia para o município, o Brasil e o mundo, como bem disse o Sr. Salvador.