Ocorreu na última quarta-feira (26/03/2025), de maneira híbrida, mais uma assembleia extraordinária do Sindicato ASSUFOP. Dentre as pautas da assembleia estavam a análise de conjuntura, a aprovação da paralisação para o dia 28/03 e a votação do decreto de estado de greve a partir do dia 1º de abril.
A paralisação para o dia 28/03 foi aprovada com 142 votos a favor, 5 contrários e 12 abstenções. A decisão foi tomada após o governo cancelar, sem aviso prévio e sem justificativa, uma reunião com a FASUBRA que estava marcada para o dia 28. Diante disso, a paralisação será realizada como forma de protesto contra essa atitude e para pressionar o governo a remarcar a reunião e retomar as negociações.
Também foi votada a declaração de estado de greve, que acabou sendo vetada, com 91 votos contrários, 19 a favor e 14 abstenções. Durante a assembleia, prevaleceu o entendimento de que decretar estado de greve, neste momento, banalizaria uma das mais importantes ferramentas da luta sindical e seria incoerente, já que o acordo está sendo cumprido, ainda que com certa lentidão.
Fonte : Sindicato Assufop