Nova lei busca promover informação, prevenção e acolhimento, ampliando o debate sobre bem-estar emocional na cidade.
Em um cenário onde transtornos como ansiedade, depressão e estresse se tornam cada vez mais comuns, iniciativas que promovem o bem-estar emocional ganham destaque. Pensando nisso, Itabirito agora conta com a Semana Municipal de Conscientização sobre Saúde Mental, instituída pela Lei nº 4204.
A proposta, de autoria do vereador Fernando da Sheila (Mobiliza), estabelece que a segunda semana de janeiro será dedicada a ações voltadas à informação, prevenção e acolhimento. O objetivo é reduzir o estigma em torno dos transtornos mentais, incentivar o diálogo e facilitar o acesso ao suporte profissional.
Entre as atividades previstas estão palestras com especialistas, rodas de conversa, campanhas educativas em escolas e unidades de saúde, além de eventos culturais e esportivos que estimulem o bem-estar. Também haverá atendimento psicológico gratuito em parceria com profissionais e instituições de ensino.
Para viabilizar a iniciativa, a Prefeitura de Itabirito buscará parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação, universidades, organizações da sociedade civil e empresas locais. Além disso, uma ampla campanha de divulgação garantirá que a população tenha acesso às informações e participe das atividades.“A saúde mental é um tema de grande relevância social, impactando diretamente o bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento do município. Transtornos como ansiedade, depressão e estresse são cada vez mais comuns, exigindo ações de prevenção, informação e acolhimento. O objetivo é desmistificar os transtornos mentais e incentivar a busca por tratamento adequado, levando essa discussão para escolas, unidades de saúde, instituições públicas e outros espaços de convivência”, destacou o vereador Fernando da Sheila. Fonte: Câmara Municipal de Itabirito
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui