Livro sobre Rota Jaguará destaca potencial turístico de Itabirito, Rio Acima, Ouro Preto, Barão de Cocais e Santa Bárbara

    Rota Jaguará : Coordenação geral: Gilson Fernandes Antunes Martins, na foto ao lado do Secretário Estadual de Cultura de Minas, Leônidas Oliveira que assina o prefácio.

    Rota Jaguará ainda conta com : Textos: Victor Louis Stutz
, Fotos: Ane Souz, a produção executiva de José Carlos Oliveira
e Coordenação de produção Ubiraney Silva. 


    Obra será lançada em três formatos e destaca o potencial turístico de Itabirito, Rio Acima, Ouro Preto, Barão de Cocais e Santa Bárbara

    O livro Histórias, Memórias e Mistérios da Rota Turística Jaguara, patrocinado pela Ferro Puro Mineração por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, será lançado em 2025 e conta com prefácio assinado por Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. A obra apresenta textos de Victor Louis Stutz e imagens da fotógrafa Ane Souz, revelando a força das tradições locais e a riqueza cultural de um circuito turístico que atravessa cinco municípios mineiros: Itabirito, Rio Acima, Ouro Preto, Barão de Cocais e Santa Bárbara.

    No prefácio, o secretário destaca que o livro vai além de um guia: “Nas palavras de Victor Louis Stutz e nas imagens de Ane Souz, o leitor é conduzido não apenas por estradas de terra e vilarejos escondidos, mas por uma jornada de sensibilização. Mais do que um destino, é um manifesto sobre o futuro do turismo: um turismo que respeita, que preserva, que emociona.”

    Desde novembro de 2024, o autor, a fotógrafa e o coordenador geral do projeto, Gilson Fernandes Antunes Martins, percorrem as comunidades da região para documentar relatos populares, fatos históricos e imagens do patrimônio natural e cultural da Rota Jaguara. O projeto conta com produção executiva de José Carlos Oliveira e coordenação de produção de Ubiraney Silva.

    O livro será lançado em três formatos. Em junho, será disponibilizado como audiobook; em agosto, em versão digital (eBook); e, em setembro, ganha edição bilíngue impressa, publicada pela Editora Tuya em parceria com a Holofote Cultural. A obra será apresentada nos principais festivais de turismo de Minas Gerais e do Brasil.

    Gilson de Deus, supervisor socioambiental da Ferro Puro Mineração, reforça a importância do apoio ao projeto: “Apoiamos a construção da Rota Jaguara desde o início, com treinamentos, assessoria, workshops e promoção de eventos. Ver esse projeto se desenvolver e ganhar visibilidade nos enche de orgulho e confirma que estamos no caminho certo para contribuir com a economia e o desenvolvimento social da região.”

    A Rota Turística Jaguara é uma iniciativa do Grupo Avante, voltada ao desenvolvimento econômico e social das comunidades locais por meio do turismo de experiências, com foco na sustentabilidade e na base comunitária. O projeto busca fortalecer a cadeia produtiva regional e diversificar a economia de maneira integrada e participativa.

    O livro Caminhando pela Rota Jaguara tem patrocínio da Ferro Puro Mineração, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com gestão da Holofote Cultural e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

    Foto/Divulgação 
Legenda: Gilson Fernandes, da Holofote Cultural, que coordenou o projeto do livro, e Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

    S E R V I Ç O


    Livro: Histórias, Memórias e Mistérios da Rota Turística Jaguara


    Prefácio: Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais


    Patrocínio: Ferro Puro Mineração, via Lei Federal de Incentivo à Cultura


    Textos: Victor Louis Stutz


    Fotos: Ane Souz


    Coordenação geral: Gilson Fernandes Antunes Martins – Holofote Cultural

    
Produção executiva: José Carlos Oliveira


    Coordenação de produção: Ubiraney Silva


    Publicação: Editora Tuya e Holofote Cultural


    Para receber notícias do jornal O Espeto no seu whatsapp clique aqui Para sugerir pautas, informar erro, dar sua opinião, elogiar, ou opinar e participar faça parte do SAL, serviço de atendimento ao Leitor, clique aqui