
Sábado dia 07 de junho de 2025 os congadeiros desfilaram pelas ruas do centro histórico de Mariana, lindamente decorado para recebe-los, numa explosão de vermelho e branco cores da Festa do Divno. È a arte popular celebrando nossa cultura e religiosidade e sincretismo religioso.
Antes da apresentação dos Congados houve celebração da Pastoral Afro Brasileira da Arquidiocese de Mariana na Igreja do Carmo as 15hs.
A chegada das Guardas da Festa do Divino e Encontro de Congados
começou a partir das 13h no Terminal Turístico. Após as 14hs houve o Cortejo | Festa do Divino – Encontro de Congados que seguiram para a Praça Minas Gerais.
A Procissão da Bandeira que faz parte da Festa do Divino aconteceu as 18h, partindo da Igreja de S. Francisco onde houve missa e novena. O “Levantamento de Mastro” aconteceu na Praça Minas Gerais.
Houve também procissão da Igreja de S. Pedro para a de S. Francisco onde aconteceu o Sorteio dos Festeiros e do Imperador da Festa do Divino.

