Foto : reprodução
A Polícia Municipal de Mariana realizou durante o feriado de Corpus Christi dia 19 de junho de 2025 operação no bairro Rosário para combater ação de uma retroescavadeira na área entre propriedade da Mina da Passagem e do Município de Mariana.
De acordo com informações da Polícia Ambiental registradas em Boletim de Ocorrência a retroescavadeira estava realizando terraplenagem e suprimindo a vegetação em local que fica próximo da caixa d’água do Bairro Rosário em Mariana. Tal atividade de terraplenagem e ou abertura de estrada deve ser autorizada pelos órgãos competentes através de licença ambiental.
Não se sabe o motivo da ação da retroescavadeira porém suspeita-se de ação preparatório para futura invasão.
A retroescavadeira que estava operando na área foi removida para o pátio credenciado do DETRAN, e os dois homens responsáveis encontrados no local foram identificados e intimados a comparecer na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em data marcada para os procedimentos administrativos legais.
Segundo informações da Polícia Municipal de Mariana a área em questão está nos limites do parque do Gogo que apesar do decreto municipal de tombamento ter sido anulado, o Poder Judiciário mantem o local protegido pois é área de preservação arqueológica conforme processo da 18ª Vara Federal que determina que qualquer intervenção na área do Parque do Gogo ( Morro Santana e Morro Santo Antônio e Igreja Anglicana) e áreas limítrofes devem passar pelo crivo do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A Polícia Municipal de Mariana informou que a ocorrência foi encaminhada ao Ministério Público Federal, para Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e para o IPHAN, para conhecimento, providências e apuração.
SAL : Serviço de atendimento ao leitor – para enviar mensagem, informar erro, elogiar, solicitar cobertura jornalística ou indicar pauta, entre em contato com o Serviço de atendimento ao leitor, via whatsapp, clique aqui